Times paulistas firmam parceria para utilizaram estádios rivais em três partidas; Peixe já mira jogo contra o Juventude, em agosto
Santos e São Paulo assinaram nesta sexta-feira, 11, um memorando de entendimento (MoU) que prevê a realização de partidas em estádios trocados. Serão três jogos do Peixe no Morumbis e outros três do Tricolor na Vila Belmiro.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
O objetivo do Peixe com o acordo é se aproximar da torcida que vive na capital e aumentar a arrecadação com bilheteria. Com capacidade limitada de 15 ou 16 mil pessoas na Vila, o clube busca alternativas para faturar mais, aproveitando o bom momento em termos de visibilidade, com o retorno de Neymar.
Agora, o clube do litoral paulista protocolará um ofício junto à CBF para que o primeiro jogo no Morumbis seja contra o Juventude, pela 18ª rodada do Brasileirão. A diretoria também tem a ideia de antecipar a partida para segunda-feira, 4 de agosto, sábado, 2, às 18h. Já a segunda partida como mandante no estádio são-paulino deve ser contra o Vasco, pela 20ª rodada. A terceira ainda não tem definição.
A ideia inicial da diretoria santista era já utilizar o Morumbis para o duelo contra o Flamengo, pela 14ª rodada. No entanto, o confronto cruzaria calendário com outra partida, do Palmeiras, que joga no Allianz Parque no mesmo dia, inviabilizando o plano, já que a Polícia Militar, não libera jogos de rivais na mesma cidade.
Além do Morumbis, a diretoria santista também vem negociando outras alternativas fora da Baixada. O clube cogitou um amistoso contra o Remo, em Belém, e tentou levar o confronto com o Flamengo para o Mané Garrincha, em Brasília, após ser impedido de jogar em São Paulo.
Uma opção que desagrada o Neymar e Santos no momento é o Pacaembu, visto que o estádio utiliza de grama sintética. Mesmo sendo um estádio com condições melhores para o público, pode causar lesões em jogadores com mais facilidade.
O São Paulo já mandou um jogo na Vila Belmiro, em 2023, contra o Bragantino, pela 33ª rodada do Brasileirão. Com o Morumbis sendo utilizado para shows dos Red Hot Chili Peppers, o São Paulo levou a partida para baixada santista, vencendo por 1 a 0, com gol de Erison, diante de 11.948 torcedores.
Com esse acordo, os clubes abrem caminho para mais movimentações desse tipo no futebol brasileiro.