Santos deixa seleto grupo de clubes que nunca foram rebaixados; veja lista
No Brasil, só Flamengo e São Paulo jamais jogaram a Série B; confira outras grandes equipes do mundo que seguem imunes ao fantasma do descenso
O Santos amargou na ultima quarta-feira, 6, o capítulo mais triste de seus 111 anos de história, ao cair para a Série B do Brasileirão pela primeira vez, com derrota para o Fortaleza e cenas de selvageria na Vila Belmiro. A queda de um dos gigantes do futebol ganhou destaque internacional e acabou por excluir o Peixe de um seleto grupo de clubes que nunca foram rebaixados.
No Brasil, apenas São Paulo e Flamengo jamais disputaram a Série B — o Cuiabá, por sua vez, ascendeu em 2021 e não caiu desde então. No exterior, a lista também foi se reduzindo com rebaixamentos de clubes importantes neste século como River Plate, Hamburgo e Juventus.
Um dos casos mais curiosos é o do Athletic Bilbao, que mesmo mantendo uma política de não contratar atletas não nascidos no País Basco, jamais foi rebaixado na liga espanhola, ao lado dos gigantes Real Madrid e Barcelona.
Na Argentina, o Boca é o único grande a nunca ter descendido (há outros casos de equipes menores, como Patronato e Defensa y Justicia, que chegaram à elite na última década e não retrocederam). Na Itália, apenas a Inter de Milão jamais jogou a segunda divisão. A Inglaterra é o país com mais clubes tradicionais nesta condição.
Confira abaixo, uma lista de grandes clubes do mundo que nunca foram rebaixados:
Brasil
Flamengo
São Paulo
Alemanha
Bayern de Munique
Bayer Leverkusen
Espanha
Athletic Bilbao
Barcelona
Real Madrid
Inglaterra
Everton
Manchester United
Arsenal
Chelsea
Liverpool
Tottenham
Itália
Inter de Milão
Holanda
Ajax
PSV
Feyenoord
Portugal
Porto
Benfica
Sporting
Escócia
Celtic
Aberdeen
Argentina
Boca Juniors
Uruguai
Peñarol
Nacional
Chile
Colo Colo
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.