Rodrigo Zalazar: o espanhol que joga pelo Uruguai e está na mira de brasileiros
Meio-campista foi rebaixado na Alemanha com o Schalke 04 e teve nome ligado a Palmeiras, Flamengo, Internacional e Vasco
Um novo nome entrou recentemente na pauta dos times brasileiros: Rodrigo Zalazar. Meia de 23 anos, o espanhol que atua pela seleção do Uruguai foi rebaixado na Bundesliga com o Schalke 04 e deve procurar um destino diferente para próxima temporada. Segundo informações do site UOL, os brasileiros Palmeiras, Internacional e Flamengo são possíveis destinos. O Vasco também surge como possível interessado.
O jogador fez 22 jogos no último Campeonato Alemão, 15 deles como titular. Nessas partidas, segundo estatísticas do Sofascore, destacou-se pelas seis assistências e 35 passes para finalização (1,6 por jogo), número que fica ainda mais expressivo pelos passes certos totais: 209. Ou seja, levou perigo em 16% das vezes em que acionou companheiros.
Nascido em Albacete, na Espanha, ele é filho de José Zalazar, ex-jogador uruguaio que disputou a Copa do Mundo de 1986. Criado na Europa, decidiu defender o país de sua família desde a base. Neste ano, em junho, estreou pela Celeste profissional, em amistoso contra Nicarágua, com direito a dois gols.
Despertando o interesse de diversos clubes brasileiros, o meia Rodrigo Zalazar seria um ótimo investimento: nesta temporada o atleta de 23 anos entrou em campo 23 vezes, marcou 2 gols e criou 19 boas chances.
— Felipe Barros (@FelipeBMSa) June 24, 2023
Formado nas categorias de base do Málaga, deixou o clube espanhol em 2019 para atuar pelo Eintracht Frankfurt. Sem espaço, foi emprestado para o polonês Korona Kielce e para os alemães St. Pauli e Schalke 04. Na equipe de Gelsenkirchen, obteve sucesso e foi comprado.
Após o rebaixamento, não deve seguir na Alemanha. Segundo informações do jornal alemão Sportbild, o preço para comprar Rodrigo Zalazar gira entre 3 e 5 milhões de euros (cerca de 15 a 26 milhões de reais na cotação atual).