O empate do Santos por 1 a 1 com o Mirassol na última quarta-feira, 19, na Vila Belmiro, teve Neymar no centro das atenções. Autor do primeiro gol da partida, o camisa 10 santista também foi responsável direto pela reação dos visitantes, ao cometer um pênalti em Reinaldo, que converteu a cobrança. A marcação foi contestada pelo jogador, que pediu desculpas pelas redes sociais, mas também questionou os critérios adotados pela arbitragem.
“Desculpe pelo pênalti. Há tantos critérios diferentes que nem sei o que dizer, só aceitar. A luta não para, vamos Santos!”, disse.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/x/z/MLYSHLSo6IMXH3hIyAUQ/583052800-18836165449045534-550682093935046631-n..jpg)
Neymar publica texto se desculpando com os torcedores do Santos – Reprodução/Instagram
Na comunicação para a marcação do lance, em áudio divulgado pela CBF, é possível detectar que a infração foi marcada pelo árbitro de campo Matheus Delgado Candançan somente depois da recomendação de Rodrigo D’Alonso Ferreira, responsável pelo VAR.
Na primeira avaliação de Candançan, Reinaldo havia se jogado após receber “um contato muito mínimo”: “D’Alonso, quando ele tira tem um contato muito mínimo. Ele dá tipo uma letra na bola, tem um contatozinho (SIC) no pé dele muito mínimo. Ele sente e larga o corpo”, diz.
Logo após o lance aos 13 minutos do segundo tempo, jogadores de Mirassol e Santos começam a trocar empurrões dentro da área. Rodrigo D’Alonso Ferreira, então, recomenda a revisão no monitor para possível pênalti: “O Neymar dá condição para todo mundo, OK? Quem joga é o Reinaldo e o Neymar chuta a perna dele”, explica.
O árbitro de campo acata e diz, após a checagem do vídeo, que a marcação está clara: “Para mim está claro. Quem joga é o Reinaldo e tem um chute na perna. [O Neymar] erra o bote e chuta a perna. Vou voltar a com a decisão de pênalti e sem cartão”.
Aos 15, Reinaldo cobra firme no canto esquerdo do goleiro Gabriel Brazão, que ainda chegou a tocar na bola, mas não conseguiu fazer a defesa.
O resultado manteve o Santos fora da zona de rebaixamento, com 37 pontos, somente um a mais que o Vitória, o primeiro time do Z-4, com 36. A equipe volta a jogar na próxima segunda-feira, 24, diante do Internacional, em Porto Alegre, em confronto direto na luta contra a queda.





