Apenas nesta temporada, astro do Santos já tem mais discussões com torcedores do que gols marcados; relembre outros momentos de descontrole
A volta de Neymar ao Santos segue conturbada e marcada por polêmicas. A mais nova delas aconteceu na última quarta-feira, 23, quando o camisa 10 discutiu com um torcedor de seu próprio time, após derrota para o Internacional, por 2 a 1, pelo Campeonato Brasileiro.
Contudo, essa não foi a primeira vez que o astro teve desentendimentos com pessoas presentes na arquibancada. Com problemas desse modo acumulados durante toda a carreira (com direito a soco em uma das ocasiões), apenas neste ano Neymar já teve seis problemas com torcidas — enquanto fez apenas quatro gols.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
Curiosamente, quatro desses embates ocorreram nos últimos quatro jogos oficiais que realizou. A situação fica ainda mais inusitada ao considerar que duas dessas discussões aconteceram com torcedores santistas, em plena Vila Belmiro.
Assim, PLACAR relembrou alguns momentos em que Neymar “perdeu a linha” com provocações e cobranças extracampo. Confira;
“Vem aqui e joga no meu lugar”
Em 2010, o Santos de Neymar era treinado por Dorival, com quem a então promessa também teve embate – Ricardo Saibun / Santos
Ainda no início da carreira, em 2010, quando era apenas uma joia do Peixe, respondeu a um torcedor que o criticou durante empate com o Ceará pelo Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro. Segundo relatos da Rádio Cultura FM, de Santos, o então garoto rebateu dizendo: “Vem aqui e joga no meu lugar”.
Mal recebido na Inglaterra
Neymar discutiu com torcedor do Manchester City em 2015 – Reprodução
Com a camisa do Barcelona, em partida da Champions League 2014/15, Neymar teve problemas com torcedores do Manchester City, no Etihad Stadium. Após ser substituído, um torcedor inglês se aproximou e atacou o jogador, que se levantou e reagiu.
Na zona mista, o craque ironizou a situação: “Só fiquei brincando com ele. Começou a me xingar e eu acabei tirando onda. E o que ele me falou? Não posso falar, não. Minha mãe me deu educação, a mãe dele não.”
Ouro olímpico e cabeça quente
Você vacilou e Neymar apareceu tretando na sua TL… pic.twitter.com/AIu21roTx3
— Cartola FC Mix (@cartolafcmix) August 21, 2016
Após brilhar na disputa pela medalha de ouro no futebol masculino dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, o brasileiro discutiu com um presente no Maracanã. Vestindo uma faixa de “100% Jesus” na testa, disparou em direção da arquibancada: “Não consegue é o caral**, vai tomar no teu **. Tem que respeitar, que aqui é Brasil!”
Em entrevista à Rede Globo, o atacante ainda parafraseou Zagallo: “Vocês vão ter que me engolir”.
Soco em torcedor
Neymar appeared to smack someone in the face on the way to collect his runners-up medal last night after having a smartphone shoved in his direction by the man in question who was insulting him. pic.twitter.com/ubQQstObPo
— Get French Football News (@GFFN) April 28, 2019
Neymar seguiu com essa postura reativa durante toda sua carreira. Aos 27 anos, protagonizou o episódio mais extremo, após ser vice-campeão da Copa da França pelo PSG, diante do Rennes.
Enquanto subia para receber a premiação, escutou alguma ofensa, segurou o celular do torcedor e o acertou com um soco. Mais tarde, acabou punido por três jogos pela Federação Francesa de Futebol e foi advertido pelo tribunal em razão ação movida por Nelson Edouard, vítima da agressão.
O agredido ainda seguiu com embates judiciais. Em 2022, Edouard denunciou o PSG por assédio virtual, acusando o clube de ter contratado uma agência de publicidade para promover ataques a “opositores”.
Após eliminação
Ver essa foto no Instagram
Em seu retorno ao Brasil, a falta de controle de Neymar com provocações extracampo ficaram ainda mais evidentes. Nesta temporada, após o Peixe eliminado pelo CRB, pela terceira fase da Copa do Brasil, o camisa 10 deixou o campo do Estádio Rei Pelé mostrando o escudo do Santos e pedindo silêncio à torcida do Galo da Pajuçara.
“Vou fazer o gol e vou aí”
Neymar pra torcida do Botafogo (aparentemente).
“Vou marcar o gol e vou aí”
— DataFut (@DataFutebol) June 1, 2025
Durante jogo entre Santos e Botafogo pelo Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro, Neymar ouviu provocações da torcida do clube carioca e disse: “Vou fazer um gol e vou aí”. O Peixe foi derrotado por 1 a 0, e o astro até balançou as redes, mas com a mão, o que resultou em segundo cartão amarelo e, consequentemente, em expulsão.
Defesa ao amigo
Ver essa foto no Instagram
O santista não conseguiu se conter nem mesmo em vitórias com boas atuações. Com a bola rolando pela vitória sobre o Flamengo, no Brasileirão, se incomodou ao ouvir xingamentos a Danilo, ex-Santos, e bateu boca com torcedores de seu time: “Respeita, por**.”
Ironizou o vencedor
Neymar respondeu provocações de torcida do Mirassol – Reprodução
Enquanto o Peixe era derrotado para o Mirassol, no interior paulista, o principal atleta do elenco se preocupou em responder a provocações da torcida adversária. Olhando para a arquibancada, mostrou as estrelas do escudo do Santos e fez gesto de “pequeno” aos torcedores rivais.
Discussão na Vila
Ver essa foto no Instagram
No episódio mais recente, Neymar discutiu com um torcedor do Santos logo após o fim da partida contra o Internacional. Assim que o árbitro apitou o fim do jogo, o camisa 10 se dirigiu ao setor das cadeiras inferiores e iniciou um bate-boca com alguém da arquibancada.
Durante o segundo tempo, ele já havia sido flagrado pela transmissão falando em direção ao mesmo ponto. Assim, a discussão seguiu por alguns instantes até o goleiro João Paulo se aproximar e afastar o atleta da confusão.
O ídolo do Peixe rebateu cobranças com xingamentos e perguntou: “eu estou fazendo o que aqui?”; O torcedor, que durante o bate-boca cobrou resultados e disse morar no interior, mais tarde pediu desculpas via rede sociais.
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app