O Governo Federal lançou nesta segunda-feira, 29, o Apita Cidadão, uma nova plataforma para denúncias anônimas de manipulação no esporte. A iniciativa faz parte das ações do grupo de trabalho que combate a manipulação de resultados no país.

No aplicativo, o denunciante preenche um formulário dividido em quatro etapas. As informações são enviadas diretamente à Polícia Federal, responsável por apurar os casos. Qualquer pessoa que presenciar situações suspeitas em competições esportivas pode utilizar o sistema para registrar a ocorrência.

Ainda nesta semana, o Ministério do Esporte promoverá um encontro técnico com delegados de todo o Brasil, com o objetivo de capacitar e qualificar os profissionais envolvidos nas investigações.

O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, é o caso mais emblemático atualmente de fraude esportiva. O jogador foi condenado por envolvimento em manipulação de apostas e recebeu suspensão de 12 jogos do Campeonato Brasileiro e multa de R$ 60 mil, conforme decisão do STJD, no Rio de Janeiro.