Placar - O futebol sem barreiras para você

Fator Vegetti: os números de quem conduz o Vasco contra a queda

Centroavante argentino de 35 anos lidera a ressureição vascaína na competição com aproveitamento que impressiona; confira os dados do Pirata

Por Guilherme Azevedo |
Pablo Vegetti, artilheiro do Vasco da Gama - Leandro Amorim/Vasco.

Pablo Vegetti, artilheiro do Vasco da Gama - Leandro Amorim/Vasco.

O Vasco da Gama venceu o América Mineiro no último domingo, 12, em São Januário, e respirou na luta contra o rebaixamento. O placar de 2 a 1 foi construído com um gol decisivo de Dimitri Payet, e outro de Pablo Vegetti, o centroavante destaque do Cruzmaltino nesta crescente na reta final do Campeonato Brasileiro.

Autor de nove gols em 16 partidas desde que chegou ao Brasil, o argentino de 35 anos não demorou a cair nas graças da torcida. Oportunista e com destaque no posicionamento, o “pirata” acumula números que impressionam.

Contratado na janela de transferências de meio de temporada, ficou de fora apenas uma vez da sequência vascaína. Ao pisar em São Januário, o jogador pedido pelo técnico Ramón Diaz, sei compatriota, já demonstrava otimismo.

“Um clube com tanta história como o Vasco está passando por um momento que não é dos melhores, mas eu gosto de aceitar os desafios e por isso vim aqui tentar ajudar a tirar o clube de onde está e colocar onde merece estar”, afirmou.”Sou um atacante de área que tem muita ambição pelo gol, mas também gosto de ajudar os companheiros.”

As estatísticas mostram a melhora imediata à entrada do reforço: o aproveitamento é de 54,9% no recorte após a estreia de Vegetti.Outro número que comprova a influência do centroavante é o percentual de participações.

Dono de nove tentos, o argentino fez 39% dos gols do Vasco em seu período no Rio de Janeiro. O contexto também impressiona, tendo em vista que sete dos nove gols foram para empatar ou colocar o Cruzmaltino à frente.

Goleador e camisa 9 “clássico”, tem em seus gols a característica de ser definidor. Segundo levantamento de PLACAR, oito das vezes que Vegetti estufou as redes tiveram apenas um toque do artilheiro na jogada – de primeira, de cabeça ou em pênalti. O único tento com dois toques na bola foi fruto de um domínio seguido de um chute rápido.

O veterano Vegetti passou a se destacar recentemente. Neste recorte que considera as temporadas de 2019 a 2023, quando esteve em Instituto, Belgrano e Vasco, foram 88 gols marcados em 161 partidas.

Com o triunfo sobre o América, o terceiro seguido no Brasileirão, o Vasco chegou aos 40 pontos, três a mais que o Cruzeiro, primeiro time na zona de rebaixamento. O time volta a campo no próximo dia 22, justamenre em confronto direto e decisivo com a Raposa.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Sair da versão mobile