Publicidade
Publicidade

Cruzeiro já negociou 8 jogadores da base no ano

Cruzeiro se desfaz de promessas da base para dar espaço a contratações e alivia folha salarial. Saiba mais sobre as oito saídas e o futuro dos jogadores da base

A temporada de 2024 trouxe um cenário diferente para os jovens atletas do Cruzeiro. Enquanto em anos anteriores, os “crias” da Toca da Raposa ganharam mais espaço durante a crise financeira e técnica do clube, este ano tem sido marcado por uma aposta em nomes emergentes no cenário nacional e na contratação de jogadores mais experientes.

Publicidade

A chegada de reforços sob a gestão de Pedro Lourenço resultou em um elenco inchado, levando o clube celeste a emprestar algumas de suas promessas. Contudo, nem todas as saídas foram definitivas, o que abre espaço para futuros retornos.

Empréstimos e vendas na base do Cruzeiro

A saída mais recente foi a de Robert, anunciado pelo Cruzeiro na última sexta-feira (2/8). O atacante de 19 anos foi emprestado ao Copenhagen FC, da Dinamarca, até agosto de 2025. O objetivo é que ele ganhe ritmo de jogo e experiência internacional.

Publicidade

Robert se junta a outras sete promessas que deixaram o clube este ano. Entre os empréstimos estão os nomes do zagueiro Ruan Santos, dos volantes Henrique Rodrigues e Ian Luccas, e dos atacantes Fernando e João Pedro. Além deles, Arielson e Stênio foram negociados de forma definitiva.

‎Siga o canal PLACAR no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias

Por que o Cruzeiro optou por empréstimos na base

Os primeiros empréstimos de jovens da base aconteceram ainda na gestão de Ronaldo Nazário, com a supervisão do diretor Pedro Martins. O objetivo era proporcionar ganho de experiência e aliviar a folha salarial.

  • Ruan Santos: O zagueiro não conseguiu espaço no time principal e foi emprestado ao Vila Nova.
  • Henrique Rodrigues: Campeão da Copa do Brasil Sub-20, foi cedido ao Figueirense para ganhar mais minutos de jogo.
  • Ian Luccas: Após participar de 14 jogos na Série A, foi emprestado ao Goiás, onde não tem tido grandes oportunidades.
  • Fernando: Promessa da base, foi emprestado à Ferroviária depois de um ato de indisciplina.
  • Stênio: Vendido ao Karpaty Lviv, da Ucrânia, com o Cruzeiro mantendo um percentual dos direitos econômicos.
  • Arielson: Também negociado de forma definitiva, foi para o Torreense de Portugal.
  • João Pedro: Emprestado ao Mirassol para ganhar mais minutos de jogo.

Quais são as opções no time principal?

Entre os jogadores promovidos da base do Cruzeiro este ano, Vitinho se destacou e tem sido constantemente utilizado, acumulando 15 jogos, um gol e uma assistência no Brasileirão. No entanto, outros como o zagueiro Pedrão e o meia Japa perderam espaço com a chegada dos novos reforços.

Publicidade

Além disso, Arthur Vianna e Jhosefer, que haviam sido utilizados como opções no time principal, voltaram a compor o elenco sub-20.

Jogadores da base que não deram certo e o futuro

O Cruzeiro ainda deve emprestar outra revelação da base nesta janela de transferências. Weverton, zagueiro de 21 anos, não será aproveitado devido à alta concorrência na posição. Apesar de ter integrado o elenco do Athletic Club no Campeonato Mineiro, disputou apenas uma partida.

O caminho dos jovens do Cruzeiro em 2024 mostra uma abordagem estratégica do clube: ao mesmo tempo em que proporciona experiência para suas promessas, também busca aliviar a folha salarial e abrir espaço para a chegada de nomes mais consolidados no futebol.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Publicidade