No reencontro dos amigos, camisa 10 cruzmaltino brilhou com dois gols, enquanto Neymar deixou o MorumBis chorando. Técnico Cléber Xavier foi demitido
O Vasco obteve uma goleada histórica sobre o Santos neste domingo, 17: 6 a 0 no MorumBis, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, a maior goleada do confronto e pior derrota em casa do Peixe como mandante na competição.
Em tarde inspirada do meia Philippe Coutinho, o Cruzmaltino atropelou o Santos, em nova frustração de Neymar em seu retorno.
A torcida santista protestou ao se virar de costas para o gramado durante boa parte do segundo tempo. O resultado levou à demissão do técnico Cléber Xavier.
Companheiros de seleção brasileira desde às categorias de base, Neymar e Coutinho retornaram recentemente ao Brasil. Ainda cercados de certa desconfiança por suas atuações, eles se encontraram pela primeira vez desde que voltaram a defender os clubes em que foram formados.
Com Neymar mais ativo no primeiro tempo, participando de boas jogadas, o Santos perdeu chances de abrir o placar. Assim, viu o Vasco abrir o marcador, ainda no primeiro tempo, antes da partida desencadear em uma goleada histórica.
Los cambios de dirección y 'pequeños' amagues de Coutinho que sobreviven en el fútbol que nos gusta. pic.twitter.com/h6y7dlus7k
— Mauricio Saldaña (@maurisaldana) August 17, 2025
Coutinho já fazia um bom jogo, com passes precisos e visão de jogo, mas seu show chegou ao ápice no segundo tempo. Dois minutos depois do time de Fernando Diniz fazer o 2 a 0, o camisa 10 da Colina recebeu passe de Nuno Moreira dentro da área, ajeitou o corpo para finalizar, sem goleiro, anotando o terceiro.
Philippe Coutinho fez dois gols na goleada – Matheus Lima/Vasco
Pouco depois, Philippe Coutinho deu bonito passe para Rayan, que fez chute desviado na mão de Souza. Com o pênalti marcado, Rayan converteu, transformando a vitória em goleada.
O atropelo seguiu, quando Coutinho iniciou a jogada, se deslocou e recebeu em ótimas condições. Habilidoso, o “Pequeno Mágico” conduziu e bateu de cavadinha, encobrindo Gabriel Brazão, para marcar o quinto.
Ao fim da partida, o 10 vascaíno ofuscou Neymar. Em números, Philippe Coutinho somou, além dos gols, 66 passes certos, dois passes para finalização e 89 ações com bola.
Já o capitão do Peixe, por sua vez, não fez mau jogo individualmente. O craque venceu cinco dos oito duelos que participou, tal qual deu dois passes que culminaram em chutes de seus companheiros. Terminou o jogo chorando, consolado por Fernando Diniz, com quem trabalhou na seleção.
A goleada levou à demissão do técnico santista Cléber Xavier, que nem sequer deu entrevista coletiva. A torcida gritou o nome do argentino Jorge Sampaoli no MorumBis.
Em prantos, Neymar foi consolado por Fernando Diniz após atropelo do Vasco sobre o Santos – Reprodução / TV Globo
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app