Com o fim do Brasileirão 2025 se aproximando e o título praticamente definido em favor do Flamengo, as brigas mais intensas são na parte de baixo da tabela, contra o rebaixamento, e no meio, pela oitava colocação, que pode dar uma vaga na Pré-Libertadores.

No começo da competição, os quatro primeiros colocados vão direto para a fase de grupos da Libertadores, enquanto a quinta e a sexta colocação ganham vaga para as fases preliminares da competição. Mas, com o título conquistado pelo Flamengo sobre o Palmeiras, e a sua colocação no topo da tabela do Brasileiro, a vaga via brasileiro é liberada para o sétimo colocado. 

O campeão da Copa do Brasil também disputa a Libertadores no ano seguinte, e caso ele esteja no chamado G7, o campeonato passa a ter um G8. Cruzeiro e Corinthians se enfrentam em uma das semifinais da competição, enquanto Vasco e Fluminense duelam na outra. Caso o campeão seja Fluminense e Cruzeiro, mais um time do meio de tabela irá às fases preliminares da Libertadores de 2026.

Se o Atlético Mineiro tivesse derrotado o Lanús na final da Sul-Americana, o Campeonato Brasileiro teria acabado com um G9. Nesse momento, os times que lutam pela possível última vaga na Libertadores de 2026 são: São Paulo, Corinthians, Grêmio, Vasco, RB Bragantino e Atlético-MG.

A classificação atualizada do Brasileirão 2025