Publicidade
Publicidade

Botafogo ainda tem 81,2% de chances de título; Santos mais ameaçado

Líder viu a vantagem diminuir para sete pontos com rodada que favoreceu o rival Palmeiras, enquanto o Peixe foi de 56,5% para 73,1% por queda

A 23ª rodada do Campeonato Brasileiro favoreceu amplamente o Palmeiras, vice-líder da competição e perseguidor implacável do Botafogo, que segue isolado na ponta. Apesar do tropeço fora de casa, contra o Atlético Mineiro, e da vantagem ter caído para sete pontos, a equipe carioca segue como amplo favorito ao título. Isso porque o estudo de probabilidades da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) coloca chances superiores a 80% para o Glorioso. Confira:

Publicidade

Botafogo, Palmeiras, Grêmio, Flamengo e Fluminense integravam o pelotão de cima do Brasileirão antes da 23ª rodada. Ao final, apenas o verdão de Abel Ferreira somou três pontos, conseguindo aproveitar o tropeço de todos os rivais diretos.

A derrota do Botafogo para o Atlético Mineiro junto à combinação de resultado do alviverde fez a diferença cair para sete pontos na ponta da tabela. Agora, apenas três jogos separam as duas equipes. A diferença já foi de 13 pontos (cinco jogos) e as chances de título do alvinegro carioca já beiraram os 90%.

Publicidade

Ainda assim, de acordo com o estudo de probabilidades da UFMG, não há motivo para o Glorioso se preocupar. A estrela solitária ainda detém 81,2% de chances de título, contra apenas 9,9% do Palmeiras. Logo atrás, o Grêmio tem 3,9% e o Bragantino 1,5%.

Sabe-se há muito tempo que futebol não é uma ciência exata e, por isso, não há números que tranquilizem o torcedor do Fogão. Além da gordura perdida, a equipe parou de apresentar o futebol eficiência de outrora e o time na mão do técnico Bruno Lage tem patinado cada vez mais dentro de campo. Pela primeira vez na edição do campeonato, o Botafogo emendou duas derrotas seguidas e a defesa, antes vista como sólida, somou três gols sofridos em dois compromissos.

Se o torcedor do Glorioso não está desesperado, tampouco tranquilo. Enquanto isso, o verde parece cada vez mais a cor da esperança e os comandados de Abel Ferreira correm por mais um troféu.

Publicidade

Nas próximas rodadas, o Botafogo visita o Corinthians, na Neo Química Arena, e depois recebe o Goiás, no Nilton Santos. O Palmeiras tem missões, na teoria, mais complicadas e visita o Grêmio, em Porto Alegre, e o Bragantino, no Nabizão – duas equipes que hoje integram o G-4.

Santos mais desesperado

Além disso, o Verdão também divide a atenção com a Libertadores e, no meio dos compromissos, faz a semifinal contra o Boca Juniors.

Na parte mais baixa da tabela, os riscos de queda aumentaram significativamente para o Santos: de 56,5% para 73,1%. A equipe ainda faz nesta segunda-feira, 18, um confronto direto com o Bahia. Se perder, complica ainda mais a sua situação.

Santos e Cruzeiro vão empatando sem gols na Vila - Staff Images/Cruzeiro
Santos perdeu por 3 a 0 para o Cruzeiro na Vila – Staff Images/Cruzeiro

Abaixo do Santos, o Coritiba, laterna da competição, tem 94,1% de chances de rebaixamento, seguido pelo América Mineiro, com 83,4%. O Vasco, 18º, diminuiu um puco a probabilidade com a vitória no clássico: de 69,6% para 50,5%.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade