Publicidade
Publicidade

Taça dos Povos Indígenas: conheça mais da competição

Trazendo inclusão e representatividade para os povos indígenas do Brasil, a competição vai contar com a participação de 2400 atletas e será realizada na Aldeia Multiétnica, próxima a Alto Paraíso de Goiás (GO)

A primeira edição da Taça dos Povos Indígenas ocorrerá entre 2024 e 2025, marcando um evento histórico para a população de índios do Brasil. Com a participação de mais de 2400 atletas de 48 etnias diferentes, a competição será realizada na Aldeia Multiétnica, próxima a Alto Paraíso de Goiás (GO), no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Publicidade

Seguindo o propósito de promover a inclusão e a valorização das comunidades indígenas, o projeto conta com a colaboração de diversas empresas, ministérios e instituições. Entre os parceiros está a CBF, que será responsável pelo sorteio dos grupos na próxima quinta-feira, 26, na sede da entidade no Rio de Janeiro.

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.

Taça dos Povos Indígenas formato da competição

Cada etnia participante será representada por um time masculino e um feminino, totalizando 96 equipes na competição. Essas equipes serão divididas em quatro fases regionais, cada uma composta por 12 equipes masculinas e 12 femininas, englobando todas as regiões do Brasil.

Publicidade

A taça será organizada em quatro fases regionais:

  • Centro-Oeste
  • Nordeste
  • Sul/Sudeste
  • Norte

Na fase inicial, clubes do Centro-Oeste entrarão em campo, seguidos pelas equipes das demais regiões. Ao final das fases regionais, os campeões disputarão entre si para determinar os grandes vencedores do torneio. A data para os jogos finais ainda está em definição.

Importância da competição

Além das partidas de futebol, o evento contará com uma série de atividades culturais e educacionais. Haverá shows, apresentações típicas e momentos de interação entre as diversas etnias. Debates e palestras sobre temas relacionados às comunidades indígenas também serão promovidos.

Essa é uma maneira de incentivar e motivar a juventude, apoiar o esporte nas aldeias e democratizar a participação indígena. Nos territórios indígenas, pode até faltar algum tipo de estrutura, mas campo de futebol todas as aldeias têm. Os jovens adoram a competição e, com o apoio da CBF, estamos fortalecendo o esporte nas aldeias”, destaca Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas.

Publicidade

Cronograma da primeira edição da Taça dos Povos Indígenas

2024

  1. 26/09 – Sorteio das chaves na sede da CBF, no Rio de Janeiro
  2. 26 a 30/11 – 1ª etapa (Centro-Oeste) – Aldeia Multiétnica, Alto Paraíso (GO)

2025

  1. 18 a 22/02 – 2ª etapa (Nordeste) – Aldeia Multiétnica, Alto Paraíso (GO)
  2. 15 a 19/04 – 3ª etapa (Sul/Sudeste) – Aldeia Multiétnica, Alto Paraíso (GO)
  3. 17 a 21/06 – 4ª etapa (Norte) – Aldeia Multiétnica, Alto Paraíso (GO)

A organização do evento será responsável por todas as despesas, desde transporte à alimentação. Os atletas também receberão um kit de jogo, incluindo chuteiras e uniformes, garantindo que todos tenham as mesmas condições para competir.

A Taça dos Povos Indígenas promete não só ser um marco no cenário esportivo, mas também uma oportunidade para valorizar e fortalecer as tradições indígenas por meio do futebol. Este é um grande passo para a integração e reconhecimento dos povos originários no esporte brasileiro.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Publicidade