Paulista de Jundiaí é campeão da quinta divisão estadual
O time que já foi campeão da Copa do Brasil, agora está passando por uma reconstrução quase do 0
A taça do quinto nível estadual serve como trampolim para o Paulista se reaproximar dos seus melhores dias. 19 anos depois de bater o Fluminense na final da Copa do Brasil, mais de sete mil torcedores fizeram barulho e empurraram um dos times mais vitoriosos do interior de São Paulo.
O 11° título da história do clube pode ser o mais modesto na sua imponente sala de troféus. No entanto, a emoção dos torcedores neste sábado, 14, demonstra que esta conquista tem sabor de reconstrução. A taça realça o desejo de retomar a grandeza do Velho Paulista, que, literalmente, conquistou o Brasil.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.
Paulista chegou perto de fechar
A jornada do Paulista foi marcada pela sua história de 115 anos, que quase foi interrompida devido às dívidas e rebaixamentos. A luz no fim do túnel finalmente apareceu e, com cada conquista, o Tricolor Jundiaiense prova o peso da sua camisa e a força da sua torcida.
Vamos relembrar o passado vitorioso do Galo da Japi e falar sobre a chegada de um alto investimento na SAF.
Chegada da SAF
O Paulista vive a expectativa da aquisição de sua SAF pelo empresário Pedro Mesquita, ex-chefe do banco de investimento da XP, por meio da sua gestora, a Exa. O levantamento deve durar mais cerca de 45 dias, até o fim de outubro de 2024. Embora valores não tenham sido discutidos, sabe-se que a proposta é de aquisição de 90% da SAF do time de Jundiaí.
Na visão de Pedro Mesquita, o clube deve figurar na elite estadual e, pelo menos, na Série B do Brasileirão. A criação da SAF e a consultoria esportiva ficarão sob a responsabilidade do ex-zagueiro Paulo André, com quem Mesquita trabalhou no Cruzeiro. O presidente do Paulista, Rodrigo Peterneli, é favorável à concretização do negócio, mas pede pés no chão.
Linhas do tempo e títulos do Paulista
Fundado em 1909, o Paulista é um dos clubes mais antigos de São Paulo, superando em idade até mesmo todos os quatro grandes do estado. O clube passou a disputar competições profissionais somente na década de 1930 e chegou à elite estadual apenas em 1968, 11 anos após a inauguração do estádio onde manda seus jogos até hoje, o Jayme Cintra.
- Copa do Brasil – 2005
- Série C do Brasileiro – 2001
- Copa Paulista – 1999, 2010 e 2011
- 2ª divisão do Campeonato Paulista – 1919, 1921, 1968 e 2001
- 4ª divisão do Campeonato Paulista – 2019
- 5ª divisão do Campeonato Paulista – 2024
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.