Publicidade
Publicidade

Chapa “moderna” contra “antiga” nas eleições do Palmeiras

As eleições do Palmeiras estão chegando e as chapas já estão se formando, Leila Pereira quer a reeleição

Com a oficialização da candidatura de Leila Pereira à reeleição nesta segunda-feira, 23, e a apresentação de sua chapa completa, todas as cartas estão na mesa no Palmeiras. O tom da disputa será o da modernidade contra as práticas antigas. Entretanto, engana-se quem imagina que uma chapa defende algo mais atual, enquanto a outra defende um tradicionalismo na administração.

Publicidade

Tanto a chapa da atual presidenta quanto a da oposição, representada por Savério Orlandi, trazem propostas alinhadas com o que há de mais moderno em termos de gestão. Contudo, ambas as candidaturas também esbarram em velhos modos de agir, fazendo com que a administração do clube e aspectos do futebol ainda pareçam do século passado.

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.

Modernidade e controvérsias na chapa de Leila Pereira

Leila Pereira tem três anos de amostragem na administração do clube, algo que Savério Orlandi ainda busca alcançar. Os acertos da gestão Leila são palpáveis, como a profissionalização do futebol no Palmeiras. Entretanto, os erros também são evidentes e apontam para certas práticas arcaicas.

Publicidade

Um dos exemplos mais gritantes dessas práticas é a reforma das piscinas do clube, realizada com recursos próprios de Leila, algo que seus detratores chamam de clientelismo. Além disso, as festas open bar para associados e viagens para jogos concedidas a aliados são práticas que reforçam essa imagem.

Savério e a presença da “velha-guarda” em sua chapa

A composição da base política de Savério Orlandi deixa claro que conselheiros e velhos caciques alviverdes terão mais influência no dia-a-dia do clube e do futebol, caso a oposição saia vitoriosa. Diferentemente de Leila, Savério possui uma história de longo prazo como associado, construída através do corpo a corpo e das peladas de futsal de fim de semana.

Essa proximidade com os conselheiros pode ser uma faca de dois gumes. Muitas pessoas buscarão recompensas por seus apoios à candidatura, o que pode complicar a governabilidade. Esse clima de “clube”, de distribuição de favores, foi o que atrasou o Palmeiras por anos.

Publicidade

Fim da “Era Crefisa” e planejamentos futuros no Palmeiras

Durante o anúncio de sua candidatura, Leila Pereira revelou que seu diretor de marketing está buscando novos parceiros no mercado. A atual presidente sugeriu que o ciclo da Crefisa, como patrocinadora máster, pode estar se encerrando.

Nós fizemos muito pelo Palmeiras, e o Palmeiras também fez muito pelas minhas empresas. Pode ser que aquele fio já saia da camisa do Palmeiras, mas o Palmeiras jamais vai sair da vida da presidente da Crefisa. O que eu puder ajudar como presidente, ou mesmo não sendo presidente do Palmeiras, vou continuar colaborando“, afirmou Leila.

Leila destacou que o planejamento para o ano que vem, incluindo o Mundial de Clubes, está sendo feito, mas não haverá contratação de grandes estrelas. Ela confia no atual elenco e acredita que jogadores de nome não são necessários para o sucesso do time.

O Palmeiras foi bicampeão brasileiro e briga pelo tricampeonato com esse elenco. Eu confio no nosso elenco. E de uma coisa, vocês podem ter certeza. Essas grandes estrelas, jogadores de nome, que jogam com o nome, não vão jogar no Palmeiras“, completou a presidente.

Chapas das candidaturas a presidência do Palmeiras

  • Chapa de Leila Pereira: Palmeiras Campeão
    • 1ª vice-presidente: Maria Teresa Bellangero
    • 2º vice-presidente: Paulo Buosi
    • 3º vice-presidente: Everaldo Coelho da Silva
    • 4º vice-presidente: Marcio Martin
  • Chapa de Savério Orlandi: Palmeiras Avante
    • 1º vice-presidente: Felipe Giocondo
    • 2ª vice-presidente: Luciana Santilli
    • 3º vice-presidente: Luiz Osvaldo Pastore
    • 4º vice-presidente: Roberto Silva

A gestão do Palmeiras passará por uma fase importante com as próximas eleições. Tanto Leila Pereira quanto Savério Orlandi terão que lidar com desafios internos, mas com propostas de modernização que podem levar o clube a um novo patamar.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Publicidade