1/10 Vitor Belfort durante a pesagem oficial que promove o UFC Fight Night, em Goiânia, que acontece no sábado (9) (Joel Rodrigues/Frame/Folhapress/VEJA)
2/10 Pesagem do UFC em Goiânia: Vitor Belfort x Dan Henderson (Reprodução/VEJA)
3/10 Pesagem do UFC em Goiânia: Vitor Belfort x Dan Henderson (Reprodução/VEJA)
4/10 Pesagem do UFC em Goiânia: Vitor Belfort (Reprodução/VEJA)
5/10 Pesagem do UFC em Goiânia: Dan Henderson (Reprodução/VEJA)
6/10 Pesagem do UFC em Goiânia: Cezar Mutante x Daniel Sarafian (Reprodução/VEJA)
7/10 Pesagem do UFC em Goiânia: Rafael Feijão x Igor Pokrajac (Reprodução/VEJA)
8/10 Pesagem do UFC em Goiânia: Paulo Thiago x Brendon Thatch (Reprodução/VEJA)
9/10 Pesagem do UFC em Goiânia: Santiago Ponzinibbio x Ryan LaFlare (Reprodução/VEJA)
10/10 Pesagem do UFC em Goiânia: Rony Jason x Jeremy Stephens (Reprodução/VEJA)
O próximo ano deve ser marcado por ainda mais eventos que 2013, consolidando ainda mais o Brasil como grande meca do MMA
Depois de uma ausência de mais de uma década, o UFC voltou ao Brasil em 2011, prometendo investir para transformar o país em uma das grandes potências do MMA no mundo. A ideia era transformar o Brasil no segundo maior mercado do torneio, tomando o espaço do Canadá (os Estados Unidos são indiscutivelmente o principal centro da modalidade). E Dana White e seus sócios já podem comemorar, pois atingiram o objetivo em pouco mais de dois anos, um prazo menor do que muitos esperavam. Na noite deste sábado, em Goiânia, o UFC realiza seu último evento do ano no país, com Vitor Belfort lutando contra o americano Dan Henderson. É o sétimo evento em território brasileiro na temporada, que fica marcada como o ano da expansão da modalidade pelo país. E para quem acha que o número de eventos realizados em 2013 foi alto, os organizadores do UFC avisam: esperam realizar pelo menos dez noites de lutas por aqui em 2014, mesmo com a realização da Copa do Mundo no Brasil.
Após realizar seu primeiro evento no retorno ao país há dois anos, o UFC usou 2012 para avaliar a recepção dos torcedores e planejar seu futuro neste mercado. E a resposta foi a melhor possível. As três noites de lutas do ano passado tiveram os ingressos esgotados e o público acompanhou de perto atletas consagrados como Anderson Silva, José Aldo e Wanderlei Silva. Para 2013, a promessa era aumentar o número de confrontos e migrar para outras cidades, estratégia usada em vários países – e uma forma de conquistar um público que não acompanha as lutas pela televisão, mas se interessa pelo esporte quando o UFC desembarca em sua cidade. Além de Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, o torneio passou por Jaraguá do Sul, Fortaleza e Barueri. O show que teve menor procura de ingressos foi o quarto no Rio de Janeiro, em agosto, quando era possível encontrar alguns locais vazios na arquibancada.
Antes mesmo da conclusão da temporada, Dana White já avisava que pretendia promover treze noites de lutas no Brasil em 2014. A empolgação do presidente do torneio foi contida pelos outros executivos, que reduziram um pouco a expectativa até por causa da realização da Copa no Brasil. Uma possível estratégia seria aproveitar o burburinho que o megaevento traz ao país para promover ainda mais o MMA, assim como o UFC já faz nos Estados Unidos ao organizar grandes combates no fim de semana do Super Bowl, a badalada final do futebol americano. Especulações à parte, o certo é que o próximo ano deve ser marcado por ainda mais eventos que 2013, consolidando ainda mais o Brasil como grande meca do MMA. Alguns executivos do torneio já garantem que o país ultrapassou o Canadá na quantidade de fãs, mas avaliam que o mercado local precisa crescer ainda mais para se tornar a segunda potência do esporte também na parte financeira.
1/54 Vitor Belfort (à esq.) e Dan Henderson em foto para divulgar o UFC em Goiânia (Inovafoto/UFC/VEJA)
2/54 Vítor Belfort vai à praia, na Barra da Tijuca, com os filhos (Reprodução/VEJA)
3/54 O brasileiro Vitor Belfort vence o americano Luke Rockhold no UFC Jaraguá do Sul, norte de Santa Catarina (Ivan Pacheco/VEJA)
4/54 O brasileiro Vitor Belfort vence o americano Luke Rockhold no UFC Jaraguá do Sul, norte de Santa Catarina (Ivan Pacheco/VEJA)
5/54 O brasileiro Vitor Belfort vence o americano Luke Rockhold no UFC Jaraguá do Sul, norte de Santa Catarina (Ivan Pacheco/VEJA)
6/54 O brasileiro Vitor Belfort vence o americano Luke Rockhold no UFC Jaraguá do Sul, norte de Santa Catarina (Ivan Pacheco/VEJA)
7/54 O brasileiro Vitor Belfort vence o americano Luke Rockhold no UFC Jaraguá do Sul, norte de Santa Catarina (Ivan Pacheco/VEJA)
8/54 O brasileiro Vitor Belfort vence o americano Luke Rockhold no UFC Jaraguá do Sul, norte de Santa Catarina (Ivan Pacheco/VEJA)
9/54 O brasileiro Vitor Belfort vence o americano Luke Rockhold no UFC Jaraguá do Sul, norte de Santa Catarina (Ivan Pacheco/VEJA)
10/54 Vitor Belfort nocauteou Michael Bisping no UFC SP, no ginásio do Ibirapuera (Ivan Pacheco/VEJA)
11/54 Vitor Belfort treina boxe no octógono montado embaixo do Viaduto do Chá, em São Paulo (Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images/VEJA)
12/54 Vitor Belfort nocauteia Michael Bisping no UFC SP, no ginásio do Ibirapuera (Ivan Pacheco/VEJA)
13/54 Vitor Belfort nocauteia Michael Bisping no UFC SP, no ginásio do Ibirapuera (Ivan Pacheco/VEJA)
14/54 Vitor Belfort nocauteia Michael Bisping no UFC SP, no ginásio do Ibirapuera (Ivan Pacheco/VEJA)
15/54 <br><br> Vitor Belfort e Michael Bisping durante UFC São Paulo no ginásio do Ibirapuera (Ivan Pacheco/VEJA)
16/54 Vitor Belfort durante pesagem do UFC São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera (Ivan Pacheco/VEJA)
17/54 Vitor Belfort durante pesagem do UFC São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera (Ivan Pacheco/VEJA)
18/54 Vitor Belfort e Michael Bisping durante entrevista coletiva do UFC (Adriana Spaca/Brazil Photo Press /Folhapress/VEJA)
19/54 Vitor Belfort treina boxe no octógono montado embaixo do Viaduto do Chá, em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (16) (Ivan Pacheco/VEJA)
20/54 Vitor Belfort durante treino no Vale do Anhangabaú, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA)
21/54 O inglês Michael Bisping e Vitor Belfort em foto para divulgação do UFC São Paulo, em 19 de janeiro (Wander Roberto / UFC/VEJA)
22/54 Jon Jones contra Vitor Belfort no UFC 152, em Toronto (Al Bello/Zuffa LLC/Divulgação/VEJA)
23/54 Jon Jones contra Vitor Belfort no UFC 152, em Toronto (Al Bello/Zuffa LLC/Divulgação/VEJA)
24/54 Jon Jones contra Vitor Belfort no UFC 152, em Toronto (Al Bello/Zuffa LLC/Divulgação/VEJA)
25/54 Jon Jones (à esq.) e o brasileiro Vitor Belfort na pesagem para o UFC 152 (Reprodução/UFC/VEJA)
26/54 Vitor Belfort venceu Rich Franklin no UFC 103 (Divulgação/UFC/VEJA)
27/54 Vitor Belfort treina com Rashad Evans no Jaco Hybrid Training Center em Delray Beach, Flórida (Chris Trotman/Getty Images/VEJA)
28/54 Vitor Belfort se prepara para enfrentar Jon Jones pelo UFC 152 em Toronto, Canadá (Chris Trotman/Getty Images/VEJA)
29/54 Vitor Belfort se prepara para enfrentar Jon Jones pelo UFC 152 em Toronto, Canadá (Chris Trotman/Getty Images/VEJA)
30/54 Vitor Belfort se prepara para enfrentar Jon Jones pelo UFC 152 em Toronto, Canadá (Chris Trotman/Getty Images/VEJA)
31/54 Vitor Belfort se prepara para enfrentar Jon Jones pelo UFC 152 em Toronto, Canadá (Chris Trotman/Getty Images/VEJA)
32/54 Vitor Belfort se prepara para enfrentar Jon Jones pelo UFC 152 em Toronto, Canadá (Chris Trotman/Getty Images/VEJA)
33/54 Vitor Belfort treina no Jaco Hybrid Training Center em Delray Beach, Flórida (Chris Trotman/Getty Images/VEJA)
34/54 Vitor Belfort se prepara para enfrentar Jon Jones pelo UFC 152 em Toronto, Canadá (Chris Trotman/Getty Images/VEJA)
35/54 Vitor Belfort treina no Jaco Hybrid Training Center em Delray Beach, Flórida (Chris Trotman/Getty Images/VEJA)
36/54 <br><br> Vitor Belfort se prepara para enfrentar Jon Jones pelo UFC 152 em Toronto, Canadá<br><br> (Chris Trotman/Getty Images/VEJA)
37/54 Vitor Belfort treina no Jaco Hybrid Training Center em Delray Beach, Flórida (Chris Trotman/Getty Images/VEJA)
38/54 Vitor Belfort treina no Jaco Hybrid Training Center em Delray Beach, Flórida (Chris Trotman/Getty Images/VEJA)
39/54 Vitor Belfort treina no Jaco Hybrid Training Center em Delray Beach, Flórida (Chris Trotman/Getty Images/VEJA)
40/54 Vitor Belfort treina com Rashad Evans no Jaco Hybrid Training Center em Delray Beach, Flórida (Chris Trotman/Getty Images/VEJA)
41/54 Vitor Belfort comemora sua vitória contra Anthony Johnson, no UFC Rio 2012 (Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC/Getty Images/VEJA)
42/54 Com a mulher, Joana Prado, Vitor Belfort comemora sua vitória contra Anthony Johnson, no UFC Rio 2012 (Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC/Getty Images/VEJA)
43/54 Vitor Belfort comemora sua vitória contra Anthony Johnson, no UFC Rio 2012 (Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC/Getty Images/VEJA)
44/54 Vitor Belfort comemora sua vitória contra Anthony Johnson, no UFC Rio 2012 (Felipe Dana/AP/VEJA)
45/54 Treino do lutador Vitor Belfort em arena montada pelo UFC na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (Marcos Michael/VEJA)
46/54 Em agosto de 2010, Vitor Belfort visitou o Flamengo, seu time do coração – mas o lutador, que chegou a jogar nas categorias de base na Gávea, diz preferir não misturar sua ligação pessoal com o clube e sua carreira como profissional do MMA (Reprodução/VEJA)
47/54 Anderson Silva (à esq.) e Vitor Belfort em encarada antes da luta principal do UFC 126 (Divulgação/UFC/VEJA)
48/54 Anderson Silva nocauteia Vitor Belfort no UFC 126 (Julie Jacobson/AP/VEJA)
49/54 Anderson Silva acerta chute que levou Vitor Belfort a nocaute técnico no UFC 126, em Las Vegas (James Law/Zuffa LLC/Getty Images/VEJA)
50/54 Vitor Belfort cercado por fãs na Rocinha: promessa de abertura de academia do UFC na favela carioca (Davi Correia/VEJA)
51/54 Vitor Belfort caminha pelas ruas do Cantagalo e recebe o carinho dos fãs (Rodrigo dos Anjos / AgNews/VEJA)
52/54 Vitor Belfort nocauteia o japonês Yoshihiro Akiyama ainda no 1º round, durante o UFC 133 – 06/08/2011 (Divulgação/UFC/VEJA)
53/54 Vitor Belfort treina nos Estados Unidos (Divulgação/VEJA)
54/54 Vitor Belfort ficou quatro anos sem participar do UFC – Ultimate Fighting Championship -, entre 2005 e 2009. (veja.com/VEJA)