Rainha Marta fez dois gols, mas perdeu sua cobrança nas penalidades; seleção levantou troféu do torneio pela nona vez
Colômbia e Brasil fizeram jus à final da Copa América. A decisão deste sábado, 2, no estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador, foi para os pênaltis depois de reviravoltas, provocações e uma partida de altíssimo nível que entrou para a história do torneio. Melhor para a seleção brasileira que venceu por 5 a 4 (3 a 3 no tempo normal, 4 a 4 na prorrogação). Marta fez dois gols, mas perdeu a sua cobrança nas penalidades.
Tarciane, Amanda Gutierres, Mariza, Jhonson, Luany fizeram os gols do Brasil nas penalidades; Angelina, Marta, perderam. Do outro lado, Usme, Restrepo, Linda Caicedo, Bonilla; Paví, Leicy Santos e Carabalí desperdiçaram as suas chances. Foi o nono título da Copa América Feminina para o Brasil.
Ver essa foto no Instagram
O retrospecto entre as duas seleções segue favorável às brasileiras: agora são três vitórias e dois empates, mantendo a invencibilidade nos confrontos diretos com as colombianas. Na fase de grupos da competição, o duelo havia terminado sem gols, em uma partida tensa que contou até com a expulsão da goleira Lorena.
A campanha do Brasil foi impecável: cinco vitórias e dois empates, com 21 gols marcados e seis sofridos. O excelente desempenho consolidou o trabalho de Arthur Elias no comando da equipe, em seu primeiro título à frente da equipe.
Colombianas e brasileiras fizeram, de longe, o melhor jogo da Copa América. Não só pela rivalidade, mostrada ainda na fase de grupos com um brigado empate sem gols, mas pelas reviravoltas que a partida teve.
No primeiro tempo, Linda Caicedo abriu o placar. O primeiro empate veio com um pênalti de Carabalí em Gio. Angelina cobrou e deixou tudo igual — a mesma Angelina perderia a sua cobrança. Na segunda etapa, o Brasil continuou com erros bobos e Tarciane marcou um gol contra em uma indefinição com a goleira Lorena. Coube a Amanda Gutierres fazer um golaço e deixar tudo em 2 a 2.
Tarciane, do Brasil, marcou um gol contra na final da Copa América – EFE/ Vicente Costales
Foi aí que o jogo pegou fogo de vez. A centroavante Mayra Ramírez marcou aos 42, e Marta, com um golaço, acertou um chute de longe e levou a partida para a prorrogação. A própria camisa 10 marcou o 4 a 3 nos 30 minutos adicionais, mas Leicy Santos empatou para a Colômbia em uma linda cobrança de falta. A decisão, então, foi para os pênaltis e o Brasil teve mais frieza para levar a decisão.
A classificação à final garantiu colombianas e brasileiras na disputa do torneio olímpico de Los Angeles 2028.
Seleção brasileira na final da Copa América 2025 contra a Colômbia – Lívia Villas Boas/CBF
Artilheira da Competição: Claudia Martínez do Paraguai, e Amanda Gutierres, ambas com 6 gols;
Artilheira do Brasil: Amanda Gutierres, com 6 gols, sendo fundamental na campanha;
Artilheira da Colômbia: Linda Caicedo, também com 4 gols, foi o grande destaque ofensivo das colombianas.
Brasil: 9 (1991; 1995; 1998; 2003; 2010; 2014; 2018; 2022 e 2025)
Argentina: 1 (2006)
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app