Durante edição do programa Debate PLACAR, na última quinta-feira, 13, o assunto “Zico na seleção brasileira” movimentou opiniões. Ao comentarem o desempenho do ídolo do Flamengo no ano de 1986, quando completou 33 anos, os comentaristas traçaram comparações com Neymar.

Durante sua fala, Fábio Sormani colocou as figuras em pé de igualdade pela amarelinha: “O Zico, na seleção brasileira, é mais ou menos igual ao Neymar. Três Copas do Mundo, não aconteceu nada. Se você subtrai o Zico da seleção brasileira, não sai nenhum título.”

O corte do programa viralizou e levantou o tema nas redes sociais e, ainda que o astro santista possa voltar a defender o Brasil, o tamanho dos craques na pentacampeã passou a ser colocado lado a lado. Assim, contextualizando gerações, épocas e números, PLACAR traz elementos para o debate: Zico ou Neymar, quem foi maior na seleção brasileira?

Zico na seleção

Revelado pelo Flamengo em 1971, o Galinho iniciou sua trajetória pela seleção olímpica durante o Pré-Olímpico de 1971. Destaque daquela equipe e essencial na classificação para os Jogos de Munique, o ainda garoto ficou de fora da Olimpíada de 1972.

Zico estreou na seleção brasileira principal “apenas” em 1976, em amistoso contra o Uruguai, no Estádio Centenário, em Montevidéu. Parte de gerações qualificadas, dividiu campo com figuras como Emerson Leão, Leandro, Júnior, Rivellino, Falcão, Sócrates, Reinaldo, Roberto Dinamite, Careca e companhia.