A derrota por 3 a 2 para o Japão nesta terça-feira, 14, impôs a Carlo Ancelotti bem mais do que seu segundo revés em seis partidas a frente da seleção brasileira. Visivelmente contrariado à beira do campo, o técnico italiano vive a primeira grande dor de cabeça desde que assumiu o cargo, no fim de maio: encontrar mais nomes confiáveis para compor o setor defensivo, outrora elogiado por ele.
Para além das visíveis falhas de Fabrício Bruno, outros jogadores também deixam a Data Fifa questionados como o lateral Carlos Augusto, da Inter de Milão, o zagueiro Lucas Beraldo, do Paris Saint-Germain, e até mesmo o goleiro Hugo Souza, do Corinthians.
Depois de um 5 a 0 contra a Coreia do Sul na última sexta, 10, com atuação consistente do que considera a formação mais próxima do ideal, o treinador resolveu impor um enorme número de testes justamente no setor que ainda tem mais dúvidas.
Bento, Vitinho, Gabriel Magalhães, Éder Militão e Douglas Santos deram lugar a Hugo Souza, Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Beraldo e Carlos Augusto (Caio Henrique), respectivamente, mas quase nada funcionou da forma que previu.
A exceção, curiosamente, foi uma surpresa: Paulo Henrique, convocado já com a Data Fifa em andamento por conta da lesão de Wesley, da Roma. O jogador do Vasco marcou o primeiro gol e foi bem quando testado defensivamente, principalmente nos duelos com Ueda e Minamino.

Paulo Henrique abriu o placar para a seleção contra o Japão – Yuichi Yamazaki/AFP
Zaga: três garantidos, resta um
Entre os zagueiros, Ancelotti já tem Marquinhos, Gabriel Magalhães e Éder Militão como nomes de confiança. O primeiro é considerado um pilar intocável do setor, enquanto os dois últimos disputam a outra vaga de titular. Sobraria, portanto, somente mais uma vaga, já que costumeiramente quatro nomes são chamados.
Dos já testados além destes, Alexsandro Ribeiro foi quem mais agradou, sendo bastante elogiado principalmente na Data Fifa de junho pelo desempenho diante de Equador e Paraguai, enquanto Fabrício Bruno e Beraldo perderam pontos na corrida. O treinador ainda não chamou Bremer, da Juventus.
Fabrício Bruno falhou no primeiro gol dos japoneses, entregando a bola de presente para Minamino. No segundo, uma falha coletiva: Beraldo não conseguiu evitar o cruzamento de Ito, enquanto o companheiro “espanou” na tentativa de cortar a finalização de Nakamura. No terceiro, após cobrança de escanteio de Ito, Ueda subiu sem dificuldades, com Beraldo batido na marcação.
Falha do Hugo Souza? 🤨
Sigam: @golsdobrasil1 pic.twitter.com/wajn9kvsK7
— Gols do Brasileirão ⚽️🇧🇷 (@golsdobrasil1) October 14, 2025
No gol também foi contestada a não defesa de Hugo Souza, mesmo com a bola sendo cabeceada no meio do gol. O goleiro tem a “sombra” de Ederson, do Galatasaray, que ainda não jogou com Ancelotti. Pesa contra Hugo Souza o fato de Bento ter mais minutos pela amarelinha e não ter tomado gols quando testado. Hugo já foi elogiado publicamente pelo treinador, que disse que gostaria de contar com um especialista em pegar pênaltis no grupo que estará na Copa.
Laterais: só um em alta
Nas laterais, Douglas Santos parece cada vez mais garantido pelas atuações seguras diante do Chile e da Coreia do Sul. Pesa a favor do lateral, o fato de executar com perfeição a ideia tática de Carletto. Quando o time tem a bola nos pés, ele cumpre o papel de um terceiro zagueiro e ainda dá opção de tabelas e jogo – hoje a função foi desempenhada por Paulo Henrique.
A atuação apagada de Carlos Augusto, assim como de Caio Henrique, deixaram a segunda vaga em aberto. Quem leva vantagem hoje é Alex Sandro, do Flamengo, que fez boas atuações na Data Fifa de junho, mas acabou preterido por conta de problemas físicos.
Pelo lado direito, Vanderson e Wesley despontam como os “donos da vaga”, porém as lesões e a boa aparição de Paulo Henrique podem atrapalhar um dos dois.
As linhas defensivas de Ancelotti dirigindo a seleção
Data Fifa de junho
Equador 0 x 0 Brasil
Alisson; Vanderson, Alexandro Ribeiro, Marquinhos e Alex Sandro
Brasil 1 x 0 Paraguai
Alisson; Vanderson, Alexsandro Ribeiro, Marquinhos e Alex Sandro
Data Fifa de setembro
Brasil 2 x 0 Chile
Alisson; Wesley, Gabriel Magalhães, Marquinhos e Douglas Santos
Bolívia 1 x 0 Brasil
Alisson; Vitinho (Marquinhos), Alexsandro Ribeiro, Fabrício Bruno e Caio Henrique
Data Fifa de outubro
Coréia do Sul 0 x 5 Brasil
Bento; Vitinho, Gabriel Magalhães, Éder Militão e Douglas Santos
Japão 3 x 2 Brasil
Hugo Souza; Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Beraldo e Carlos Augusto (Caio Henrique)