A temporada 2016 foi inesquecível para o Clube Desportivo 7 de Setembro, também apresentado pelo seu torcedor como Sete de Dourados, em alusão ao município natal. Em sua décima participação na elite do futebol sul-mato-grossense, o time conquistou seu primeiro título estadual, o que lhe rendeu a inédita participação em uma competição nacional: o Campeonato Brasileiro da Série D.
Fundado em 7 de setembro de 1994, o Sete começou no futebol profissional apenas em 2005, quando foi campeão invicto da Série B local. Depois disso, foram nove anos sem nunca ter passado das quartas de final e por muitas vezes lutando contra o rebaixamento. Essa realidade mudou após a parceria feita com a empresa de assessoria esportiva TNY Sports, sediada em Jaboticabal (SP), e com o sócio proprietário Tony Montalvão, que fechou, em novembro de 2015, contrato de dez anos para fazer a gestão do time douradense.
O técnico Chiquinho Lima foi contratado e desde então o novo time foi formado. A base do Itaporã, campeão da Série B daquele ano, foi trazida. Nesse primeiro pacote estava o primeiro veterano: Eduardo Arroz. O jogador de 35 anos teve seu auge com a Ponte Preta, onde foi vice-campeão paulista de 2008 atuando na lateral direita. Agora, volante, o jogador conquistou espaço e foi considerado o melhor jogador do campeonato sul-mato-grossense deste ano.
A conquista inédita no estadual coroou a bela campanha que teve classficação antecipada na primeira fase, como primeiro colocado, e triunfos sobre os considerados grandes do estado. Na semifinal, a vítima foi o Operário. Na decisão, foi a vez do Comercial, ambos da capital Campo Grande e maiores detentores dos títulos estaduais.
O título sul-mato-grossense classificou o Sete para o Campeonato Brasileiro Série D deste ano e para a Copa do Brasil de 2017 pela primeira vez. Com a base mantida, reforços foram contratados, e nessa lista mais dois veteranos: Aloísio Chulapa (campeão mundial com o São Paulo) e Otacílio Neto (atuou ao lado de Ronaldo Fenômeno no Corinthians).
Com um bom futebol, o Sete, na primeira fase, foi campeão do seu grupo, que contava com Luziânia-DF, Anápolis-GO e Sinop-MT. Nem mesmo a eliminação na segunda fase para o Fluminense de Feira de Santana desanimou seus torcedores, que almejam por novas conquistas.