Rodri e Morata são suspensos por cantarem ‘Gibraltar é espanhol’
Episódio aconteceu na comemoração do título da Eurocopa 2024 e território britânico apresentou queixa formal a UEFA
A dupla Rodri e Morata foi suspensa pela UEFA por um jogo após episódio ofensivo na Eurocopa 2024. Na comemoração do título da Espanha, os jogadores cantaram que “Gibraltar é espanhol”, o que gerou uma queixa formal do território britânico.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais. Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.
Mesmo com a queixa formal de Gibraltar e a exigência de uma punição exemplar, a UEFA definiu apenas um jogo de suspensão. Assim, Rodri e Morata serão desfalques em Espanha e Sérvia, na 1ª rodada da Liga das Nações, no dia 5 de setembro.
A entidade europeia justificou a suspensão com a restrição em “usar eventos esportivos para manifestações de natureza não esportiva e por desacreditar o esporte do futebol, e a UEFA em particular”, se encaixando como uma violação dos princípios gerais de conduta.
Afinal, Gibraltar é um país?
Localizado na extrema ponta sul da Espanha, próximo ao Marrocos, Gibraltar não é considerado um país independente, mas tampouco é território espanhol. A região é considerada um território ultramarino britânico há mais de 300 anos, desde que a Espanha cedeu ao Reino Unido em tratado que serviu como pagamento na Guerra de Sucessão.
A UEFA suspendeu por um jogo Álvaro Morata e Rodri devido aos cânticos de “Gibraltar é espanhol” durante a comemoração do título da Euro. A punição será cumprida na partida contra a Sérvia, na primeira rodada da Liga das Nações, em 5 de setembro. A decisão foi tomada por violarem… pic.twitter.com/JmPTNc4lb1
— PELEJA (@PELEJA) August 7, 2024