Experiente artilheiro retorna à Vila Belmiro depois de 12 anos. Já o destaque cruzeirense aceita proposta milionária e se distancia da seleção
O futuro de dois xarás goleadores foi definido na noite de segunda-feira. Ricardo Oliveira, de 34 anos, acertou seu retorno ao Santos depois de doze anos. Jogador com passagens pela seleção brasileira e por clubes como Milan, Valencia e Bétis, ele estava no Al Wasl, dos Emirados Árabes. Na Vila Belmiro, Ricardo Oliveira terá a missão de substituir Leandro Damião, que foi emprestado ao Cruzeiro. O clube mineiro, no entanto, perdeu uma de suas principais peças também nesta segunda. Eleito o Bola de Ouro do Brasileirão 2014 pela revista PLACAR, Ricardo Goulart foi anunciado pelo Guangzhou Evergrande, o atual tetracampeão chinês.
Leia também:
Presidente do Palmeiras diz que não quis dar ‘chapeu’ em rivais com Dudu
Titular da seleção, Tardelli deve se transferir para a China
Em crise, futebol brasileiro tem mercado morno
Ricardo Oliveira chega ao Santos em meio a uma crise financeira no clube. Devido ao atraso de salários, três atletas já moveram processos trabalhistas contra a equipe: o volante Arouca, o lateral Mena e o goleiro Aranha. Aos 34 anos, o atacante se desligou do Al Wasl no fim do ano e chega sem custos. Ele próprio propôs um contrato curto, até maio, para provar que ainda tem condições de atuar em alto nível.
Ricardo Oliveira foi revelado na Portuguesa, mas despontou para o futebol no Santos, em 2003, quando foi vice-campeão da Copa Libertadores pelo clube e terminou como artilheiro da competição. Agora, o técnico Enderson Moreira contará com o experiente jogador, além de Diego Cardoso, Gabriel, Geuvânio, Robinho, Patito, Stéfano Yuri e Thiago Ribeiro para o ataque.
Goulart – Destaque do Cruzeiro na conquista do bicampeonato brasileiro e convocado pela primeira vez para defender a seleção brasileira no ano passado, Ricardo Goulart decidiu deixar o país O meia-atacante assinou um contrato de quatro anos com Guangzhou Evergrande, que confirmou a contratação através do site oficial.
A equipe chinesa desembolsou 15 milhões de euros (aproximadamente 48 milhões de reais) para tirá-lo do Cruzeiro. Dono de 50% dos diretos econômicos, o clube mineiro vai receber 24 milhões de reais pela transferência de Goulart, de 23 anos, que estava no clube desde 2003 após passagem por Santo André, Internacional e Goiás.
Curiosamente, a China deve ser o destino de outro craque do futebol mineiro: Diego Tardelli, atacante titular de Dunga, também deve atuar no país asiático. Até hoje, nenhum jogador em atividade no futebol da China já foi convocado para a seleção.
Além de ter o campeão do mundo Fabio Cannavaro como treinador, Ricardo Goulart será companheiro do ex-botafoguense Elkeson, de Rene Junior, que defendeu o Santos, e do atacante italiano Alberto Gilardino no atual tetracampeão chinês. Goulart vestirá a camisa 11.
Na sua passagem pelo Cruzeiro, Ricardo Goulart disputou 106 partidas e marcou 38 gols. Além dos dois títulos do Campeonato Brasileiro, o meia-atacante também foi campeão mineiro no ano passado.
(Com Estadão Conteúdo)