Publicidade
Publicidade

Retrospectiva 2023: Moscardo, Beraldo e outras revelações do ano

Os jovens talentos que chamaram a atenção na temporada e devem brilhar ainda mais em 2024; veja a lista das melhores revelações

(Conteúdo divulgado na PLACAR de dezembro, Melhores e Piores de 2023, já disponível nas bancas e em nossa loja no Mercado Livre)

Publicidade

GABRIEL MOSCARDO
Uma das raras boas notícias do time masculino do Timão

Se o trabalho de Vanderlei Luxemburgo – bem como toda a temporada 2023 do time masculino do Corinthians – foi digno de ser esquecido, em um ponto é consenso que o experiente treinador acertou: foi ele quem lançou no time principal o volante Gabriel Moscardo, destaque do sub-17 que agarrou a chance que recebeu em julho numa partida contra o Liverpool do Uruguai, pela Copa Sul-Americana, e não saiu mais do elenco profissional. Alto, de passadas largas e forte na marcação, o camisa 44 logo se tornou peça importante do sistema defensivo, injetando juventude e energia em um time cheio de veteranos. Ainda não conseguiu replicar o bom desempenho ofensivo que mostrava na base. Porém, com 18 anos recém-completados, não faltarão oportunidades para evoluir. A dúvida é se os próximos passos serão dentro ou fora do Timão, pois já não faltam europeus interessados no garoto.

LINDA CAICEDO
Vem da Colômbia a nova estrela do futebol feminino

Uma balançada na frente da zagueira, um movimento rápido para passar a bola de um pé para o outro, um corte para dentro para se livrar de outra marcadora e um chute seco, indefensável, no ângulo: foi assim, com o gol mais bonito da Copa do Mundo disputada na Austrália e na Nova Zelândia, que Linda Caicedo se apresentou ao mundo ao abrir o placar para a Colômbia diante da Alemanha, ainda na primeira fase. Aos 18 anos, a jovem craque está no Real Madrid desde fevereiro e é apontada como o novo fenômeno do futebol feminino, a mais provável candidata a seguir os passos da rainha Marta. A expectativa e a responsabilidade são enormes, mas, se tem alguém com talento suficiente para encará-las, é Caicedo, que superou um câncer de ovário em 2020 para continuar jogando futebol.

Publicidade
A colombiana Linda Caicedo brilhou na Copa do Mundo feminina - Divulgação / Fifa
A colombiana Linda Caicedo brilhou na Copa do Mundo feminina – Divulgação / Fifa

LUCAS BERALDO
Zagueiro com alma de meio-campista

Se zagueiro canhoto é um dos perfis de jogador mais cobiçados no mercado da bola, o São Paulo tem uma dessas preciosidades nas mãos. Lucas Beraldo é daqueles defensores que, com a bola no pé, mais parecem meio-campistas. Calmo, habilidoso e preciso nos passes e lançamentos, ele foi fundamental para a conquista da Copa do Brasil deste ano. Quando precisa defender, o garoto de 20 anos também não vacila, mostrando personalidade e firmeza. Seu potencial já é conhecido há tempos por quem acompanha as categorias de base, mas 2023 foi o ano em que ele mostrou que é realidade. A má notícia para os são-paulinos é que dificilmente ele fica muito mais tempo no Morumbi – há vários clubes do exterior dispostos a pagar para tê-lo em seu elenco.

Beraldo tomou conta da defesa do São Paulo em 2023 – Rubens Chiri / São Paulo

NATHAN FERNANDES
O prodígio do Grêmio que encantou Renato

O técnico Renato Gaúcho passou boa parte da temporada dizendo que faltavam pontas rápidos e dribladores como opções no elenco do Grêmio. Acabou encontrando na própria base do clube uma de suas melhores soluções. Aos 18 anos, Nathan Fernandes foi uma das gratas surpresas do Brasileirão, com um futebol baseado em dribles insinuantes e sem medo de cara feia. Natural de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, o ponta começou no Tricolor aos 10 anos e já tinha tido sondagens de clubes europeus antes mesmo de estrear entre os profissionais. Agora tem contrato até 2026. Pode ser mais um na lista de bons ponteiros revelados pelo Grêmio, seguindo o caminho de Everton Cebolinha, Tetê e Pepê.

Nathan Fernandes ganhou espaço na reta final do Brasileirão – LUCAS UEBEL/GREMIO

FABIO MATHEUS
Meia do Sport foi um dos destaques da Série B

Na reta final, o Sport acabou decepcionando a torcida que esperava não apenas o acesso à primeira divisão, mas o título da Série B do Brasileirão. O sonho acabou escorrendo pelas mãos após um segundo turno lamentável. Restou, como uma espécie de consolo, a consolidação de Fábio Matheus no time titular. Volante forte e técnico, de ótimo controle de bola com o pé esquerdo, o jogador de 20 anos chamou atenção pela maturidade e tranquilidade com que encarou adversários mais experimentados. É sem dúvida um nome em quem se deve ficar de olho.

Publicidade
Fabio Matheus deve ser peça fundamental para o Leão em 2024 – Rafael Bandeira / Sport
Publicidade