Ídolo do Corinthians encerra a carreira aos 37 anos e revela planos de transição após passagem pelo Fluminense
Renato Augusto anunciou o fim da carreira como jogador profissional, nesta quinta-feira, 18. Aos 37 anos, o ídolo do Corinthians comunicou a decisão, após ter disputado sua última temporada pelo Fluminense.
“Chegou o momento mesmo de dar um adeus. Ou até um até breve para o futebol. É o momento de virar para o outro lado da vida, dar uma atenção maior para os filhos, voltar a ser pai ‘full time’, voltar a ser marido ‘full time’. Chegou o momento de pendurar as chuteiras”, disse ao ge.
Renato Augusto e Tite, jogador e técnico do Corinthinas, na festa da entrega da 46º Bola de Prata da Revista Placar.
Renato Augusto, jogador do Corinthians no CT do Clube.
Time posado do Flamengo. Em pé: Obina, Fernando, Getúlio, Renato Augusto, Rodrigo e Diego. Agachados: Jonatas, Peralta, Juan, Vinícius Pacheco, André Lima, Renato Silva, Toró, Marcelinho, Renato, Leonardo Moura e Luizão.
Renato Augusto, do Corinthians (6) x São Paulo (1), jogo válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, onde o Corinthians comemorou o seu sexto título, no Estádio do Itaquerão.
Time posado do Corinthians, campeão Brasileiro de 2015. Jogo contra o São Paulo, entrega da Taça de Campeão para o Corinthians. Em pé: Walter, Edu Dracena, Renato Augusto, Felipe, Ralf, Lincom, Cássio, Matheus Vidotto, Marciel, Caíque França, Yago, Luciano e Pedro Henrique. Agachados: Romero, Fágner, Lucca, Danilo, Guilherme Arana, Malcom, Rodriguinho, Bruno Henrique, Uendel, Gil, Elias, Edílson, Cristian, Jadson e Vágner Love.
Fábio Santos e Renato Augusto do Corinthians durante jogo entre Corinthians X São Paulo, partida válida pela Recopa Sul-Americana, 2013.
Renato Augusto do Brasil, durante jogo amistoso entre Brasil 0 X 1 França, no Stade de France.
Renato Augusto do Flamengo durante jogo entre Flamengo x Palmeiras, partida válida pelo Campeonato Brasileiro de Futebol, no estádio do Maracanã.
Renato Augusto do Flamengo durante jogo entre Flamengo x Palmeiras, partida válida pelo Campeonato Brasileiro de Futebol, no estádio do Maracanã.
Renato Augusto, do Flamengo, durante do jogo entre Grêmio x Flamengo, partida válida pelo Campeonato Brasileiro de Futebol, no Estádio Beira Rio.
Renato Augusto, do Flamengo, durante o jogo da semi-final do Campeonato Carioca de Futebol, no Estádio do Maracanã.
Renato Augusto, do Flamengo, durante o jogo entre Flamengo x Boa Vista, partida válida pelo Campeonato Carioca de Futebol, no Estádio do Maracanã.
Renato Augusto, jogador do Flamengo, durante jogo contra o Madureira pela final da Taça Guanabara, no Estádio do Maracanã.
Renato Augusto, jogador do Flamengo.
Renato Augusto, jogador do Flamengo.
Renato Augusto, jogador do Flamengo.
Renato Augusto, jogador do Flamengo.
Thiago Silva, Renato Augusto, Júlio César e David Luis do Brasil, durante jogo amistoso entre Brasil 0 X 1 França, no Stade de France.
Renato Augusto construiu idolatria no Corinthians
Renato Augusto foi capa de PLACAR, em outubro de 2023
Enquanto isso, o agora ex-meia planeja os próximos passos. Um deles é retomar o curso da Licença B da CBF, interrompido pelos compromissos como jogador.
“Eu ainda não sei muito bem o que eu quero. Tive algumas conversas com alguns clubes, algumas procuras, algumas consultas. Tanto pra parte técnica, como para ser diretor. Algumas coisas legais. Mas eu acho que nesse momento, primeiro é dar esse tempo para a família e depois me preparar para uma nova etapa da vida. E realmente começar uma nova vida”, comentou Renato.
E completou: “Hoje eu penso em estar perto das coisas que eu quero fazer, por exemplo, conhecer como é o outro lado do clube. Porque a gente enxerga só de dentro do campo. A gente vê o futebol de dentro para fora. O que eu quero ver agora é de fora pra dentro. Eu quero ver como funciona, como que prepara. Começar com outros treinadores, participar, de repente, de fazer estágios ou alguma coisa. Participar com diretores. Eu quero agora aprender. Ver o outro lado do futebol que eu ainda não vivi!”
Revelado pelo Flamengo, Renato Augusto construiu parte relevante da carreira na Europa, defendendo o Bayer Leverkusen. No entanto, foi no Corinthians que se firmou como ídolo recente.
Em duas passagens pelo clube (2013–2015 e 2021–2023), disputou 243 partidas oficiais, marcou 30 gols, distribuiu 45 assistências e conquistou títulos. O Corinthians utilizou as redes sociais para agradecer e homenagear o ex-camisa 8. “O Sport Club Corinthians Paulista agradece e parabeniza Renato Augusto pela brilhante carreira, em especial, a dedicação e respeito em suas duas passagens vestindo o manto alvinegro. Desejamos sucesso em seus novos desafios fora dos gramados.”
Ver essa foto no Instagram
Em uma entrevista exclusiva à PLACAR, concedida em outubro de 2023, Renato lamentou a série de problemas físicos sofridos ao longo daquela que seria a sua última temporada pelo Corinthians.
Na ocasião, contou ter se condicionado para “fazer um ano diferente” e apontou o “calendário desumano” como uma influência direta para os problemas que enfrentava. Naquele ano, ele passou por uma artroscopia para corrigir uma lesão de menisco no joelho direito.
Capa da PLACAR de outubro de 2023 – Placar/Reprodução
Na entrevista de mais de uma hora, o camisa 8 ainda expôs o desejo de virar treinador, citando a admiração por Diniz e Tite, com quem trabalhou no Corinthians e na seleção brasileira.
Ele também classificou como exageradas as críticas direcionadas a Neymar, contou bastidores pessoais sobre o gol perdido contra a Bélgica na Copa de 2018 e a decisão de ter ido para o futebol chinês no melhor momento da carreira.
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app