Publicidade
Publicidade

Rafael Nadal está pronto para enfrentar o Brasil na Davis

Líder do ranking da ATP deve participar do playoff no mês de setembro

O Brasil não deu muita sorte no sorteio de definição de seu adversário nos playoffs do Grupo Mundial da Copa Davis, realizado nesta terça-feira, e vai enfrentar a Espanha, em casa. Para dificultar a situação da equipe comandada pelo capitão João Zwetsch, o líder do ranking da ATP, Rafael Nadal, se colocou à disposição dos espanhóis para participar do confronto entre 12 e 14 de setembro. “Se não acontecer algo de estranho, estarei no Brasil. Se me quiserem, claro”, disse Nadal, em tom de brincadeira. O capitão da equipe espanhola é o ex-número 1 do ranking Carlos Moya.

Publicidade

Leia também:

Leia também: Brasil dá azar e receberá a Espanha, de Nadal, na Davis

Apesar de favorito, Nadal pediu cautela na partida contra o Brasil e disse que espera por jogos difíceis. “Os brasileiros são bons jogadores, será uma eliminatória complicada. Temos de esperar para saber em qual superfície jogaremos. Jogar fora de casa nunca é bom, sempre é preciso sofrer para ganhar. O público empurrará os jogadores. Mas estive lá três vezes e sempre fui bem recebido.”

Nadal e David Ferrer não defenderam a Espanha na disputa contra a Alemanha, pela primeira rodada da Davis. Ambos pediram dispensa para se recuperarem fisicamente após o Aberto da Austrália. Sem os principais atletas, os espanhóis foram derrotados por 4 a 1 em Frankfurt, na Alemanha. Nadal também esteve no Brasil para disputar o Rio Open, em fevereiro – onde foi campeão ao derrotar o ucraniano Alexandr Dolgopolov.

Publicidade

Leia também:

Federer retoma 4º lugar do ranking. Nadal segue líder

Djokovic arrasa Nadal no Masters 1000 de Miami

Continua após a publicidade

O Brasil garantiu a classificação aos playoffs do Grupo Mundial da Copa Davis ao derrotar o Equador por 3 a 1, entre 4 e 6 de abril, em Guayaquil, no Equador. O confronto era válido pela rodada final do Zonal Americano da competição.

Confronto – Ter a Espanha como adversária na repescagem da Davis é um péssimo cenário. O ex-tenista Fernando Meligeni escreveu em seu perfil no Facebook, nesta terça-feira, que a dificuldade é grande até na escolha do piso – o saibro, favorito dos brasileiros, também é o melhor para os espanhóis. Apesar da dificuldade em ter pela frente Nadal, Ferrer, Nicolás Almagro e Fernando Verdasco, Meligeni mostrou confiança nos brasileiros Bruno Soares, Marcelo Mello e Thomaz Bellucci. “Já vi tanta coisa em Davis que tenho de admitir que esse tipo de confronto é muito interessante. Na nossa época cansamos de ter desafios gigantes e sempre encaramos de peito aberto. Temos uma dupla vitoriosa e chegou a grande chance do Bellucci mostrar que pode jogar no nível mais alto em um torneio por países.” Meligeni tem treze vitórias em partidas da Davis.

Leia também:

ATP antecipa data do Brasil Open para temporada 2015

Após críticas em 2013, tenistas aprovam Brasil Open 2014

O brasileiro também mostrou esperança de que o confronto com a Espanha sirva como um novo impulso para o torneio no Brasil. “Há muito tempo os brasileiros perderam o prazer de torcer pela Davis. Vejo pouca mobilização nos jogos e um confronto desses é a chance de resgatar de volta esse espírito, de ter casa cheia, um estádio de 10.000 pessoas gritando o nome do Brasil e jogadores lutando por cada bola.”

Publicidade

Acompanhe VEJA Esporte no Facebook

Siga VEJA Esporte no Twitter

(Com agências Gazeta Press e EFE)

Continua após a publicidade

Publicidade