Publicidade
Publicidade

Racismo na NBA: Magic Johnson quer assumir Los Angeles Clippers

Vítima das ofensas de Donald Sterling, ex-jogador diz que pretende comandar equipe

O ex-jogador de basquete Magic Johnson pretende assumir o comando do Los Angeles Clippers, caso Donald Sterling seja realmente banido pela NBA por suas declarações racistas. Magic Johnson foi protagonista indireto de toda a confusão: no sábado, o atual presidente do Clippers ficou insatisfeito ao ver uma foto da namorada V. Stiviano com o ex-armador dos Lakers e teria pedido que a morena não levasse negros aos jogos da equipe. De acordo com o site americano Yahoo Sports!, Johnson estaria disposto a assumir o Clippers com a ajuda do grupo de empresários Guggenheim Partners, que adquiriu o Los Angeles Dodgers, equipe de beisebol da cidade da Califórnia, em 2012.

Publicidade

Leia também:

Patrocinadores rompem com Clippers após racismo

Time da NBA protesta contra fala racista de presidente

A possibilidade de isso acontecer é pequena, já que a NBA dificilmente condenaria Sterling a vender a franquia. Até o momento, o comissário da liga, Adam Silver, não se manifestou. Ele prefere ter uma confirmação de que as declarações saíram mesmo do dirigente. No sábado, Johnson já havia declarado que pessoas como Sterling não poderiam ter um time na NBA: ‘Estamos em 2014 e continuamos vendo cidadãos que discriminam os afro-americanos. Ele deveria desistir. Se você pensa assim em uma competição onde a maioria dos jogadores é composta por negros, você não deveria ser dono de uma franquia’.

Leia também:

Racismo: ‘Não esperava tanta repercussão’, afirma Daniel

Com bananas, personalidades apoiam Daniel e Neymar

Continua após a publicidade

‘Somos todos macacos’, diz Neymar

Protestos – No último domingo, os atletas dos Clippers ameaçaram não entrar em quadra, mas optaram por utilizar meias pretas e camisas de aquecimento do avesso, em repúdio às palavras de seu presidente. Na segunda-feira, jogadores de San Antonio Spurs e Dallas Mavericks repetiram o gesto e saíram em defesa dos atletas negros da liga. O caso de racismo tornou-se público no último sábado, quando o site TMZ divulgou a conversa telefônica na qual Donald Sterling recriminava a namorada V. Stiviano por publicar uma foto ao lado de Magic Johnson em seu perfil no Instagram. “Fico muito incomodado em você querer aparecer ao lado de pessoas negras. Por que você faz isso? Você pode dormir (com negros), pode fazer o que quiser. A única coisa que peço é que não divulgue isso. E não os traga aos meus jogos”, disse Sterling.

Publicidade

A declaração recebeu críticas até do presidente Barack Obama. “Quando as pessoas ignorantes querem mostrar sua ignorância, na realidade não há nada a dizer, a não ser deixa-los falar.” O técnico do Clippers, Doc Rivers, que também é negro, o astro do Miami Heat, LeBron James, e DeAndre Jordan, jogador da franquia de Sterling, também criticaram Sterling. A NBA prometeu investigar o caso.

LA Clippers owner Donald Sterling’s comments about African Americans are a black eye for the NBA.

– Earvin Magic Johnson (@MagicJohnson) April 26, 2014

I feel sorry for my friends Coach Doc Rivers and Chris Paul that they have to work for a man that feels that way about African Americans.

– Earvin Magic Johnson (@MagicJohnson) April 26, 2014

https://youtube.com/watch?v=Wsk2kYUGMXo%3Frel%3D0

(Com agência Gazeta Press)

Continua após a publicidade

Publicidade