Levantamento feito pelo Observatório do Futebol (CIES) aponta os países que mais importam atletas do Brasil em suas ligas nacionais
O futebol brasileiro segue sendo um dos produtos mais exportados do mundo. Seja em gramados históricos na Europa, ou em ligas emergentes no futebol mundial como a Arábia Saudita.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
Um levantamento feito pelo Observatório do Futebol (CIES) revelou quais países mais importam jogadores brasileiros para suas ligas nacionais. O estudo analisou 135 competições pelo mundo, traçando um mapa com destaques em vários mercados tradicionais.
Portugal mantém a liderança histórica como principal porta de entrada para brasileiros na Europa, levando muitos jogadores para divisões inferiores. E alguns outros países asiáticos surpreendem com uma verdadeira invasão brasileira. Confira o levantamento completo:
Portugal e Brasil têm uma conexão no futebol de muito tempo como a principal porta de entrada para os brasileiros que buscam sucesso na Europa, favorecida pela língua e facilidade de adaptação.
Pepê é destaque do Porto atuando como ala e meia – Divulgação/Porto
O Japão, com 88 atletas, é um dos mercados asiáticos mais atraentes para atletas do país, muito impulsionado após a passagem de Zico pelo Kashima Antlers no início da década de 1990.
Lucas Fernandes é um dos destaques da liga japonesa do Cerezo Osaka – Divulgação/Cerezo Osaka
A Coreia do Sul também é um destino comum, oferecendo competições organizadas e uma liga competitiva no cenário asiático.
Cesinha é um dos nomes mais aclamados da Coreia do Sul atuando desde 2016 no Daegu FC – Divulgação/Daegu FC
A Indonésia, com 57 representantes, atrai pelo alto salário e por contratos que transformam brasileiros em protagonistas no país.
Alex Martins é o centroavante que vem marcando na Indonésia sendo artilheiro disparado – Instagram/@alex39_mf
Os Emirados Árabes Unidos, com 54 atletas, são outra opção que atrai pelo alto poder de investimento e financeiramente vantajosa.
Atacante Guilherme Bala foi eleito melhor jogador sub-23 nos Emirados – Instagram/@gulherme_bala01
A Ucrânia mantém a tradição de apostar em brasileiros, principalmente com o Shaktar, que costuma se destacar mesmo em meio a um cenário de instabilidade no país.
Cria do Palmeiras, Kevin vem encantando no Shaktar Donetsk – Divulgação/Shakhtar
A Inglaterra, considerada uma das melhores ligas do mundo, é vitrine para o mundo todo, oferecendo competitividade máxima.
Goleiro da seleção brasileira, Alisson é peça essencial no Liverpool – AFP
Hong Kong simboliza a expansão para mercados menos, mas com alto interesse por nomes brasileiros para elevar o nível técnico das ligas.
Lucas Silva, campeão nacional na temporada 2024/2025 – Instagram/@lslucassilva9
Malta é outro país com uma liga de nível inferior, mas que aposta no talento brasileiro para fortalecer seus elencos.
Maxuell Samurai foi eleito melhor jogador estrangeiro e artilheiro da competição nacional em 2024/25 – Reprodução/@maxuellsamurai
Os Estados Unidos unem a estrutura, marketing e um campeonato em crescimento acelerado, que mira atrair talentos do mundo todo para aumentar seu nível.
Destaque na liga americana, Evander já foi sondado por vários clubes brasileiros – Divulgação
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app