O futebol brasileiro segue sendo um dos produtos mais exportados do mundo. Seja em gramados históricos na Europa, ou em ligas emergentes no futebol mundial como a Arábia Saudita.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
Um levantamento feito pelo Observatório do Futebol (CIES) revelou quais países mais importam jogadores brasileiros para suas ligas nacionais. O estudo analisou 135 competições pelo mundo, traçando um mapa com destaques em vários mercados tradicionais.
Portugal mantém a liderança histórica como principal porta de entrada para brasileiros na Europa, levando muitos jogadores para divisões inferiores. E alguns outros países asiáticos surpreendem com uma verdadeira invasão brasileira. Confira o levantamento completo:
Portugal: 182 jogadores
Portugal e Brasil têm uma conexão no futebol de muito tempo como a principal porta de entrada para os brasileiros que buscam sucesso na Europa, favorecida pela língua e facilidade de adaptação.

Pepê é destaque do Porto atuando como ala e meia – Divulgação/Porto
Japão: 88 jogadores
O Japão, com 88 atletas, é um dos mercados asiáticos mais atraentes para atletas do país, muito impulsionado após a passagem de Zico pelo Kashima Antlers no início da década de 1990.














