A Nexus, encomendada pela CBF, realizou pesquisa sobre os hábitos de consumo do futebol pelo brasileiro. Em levantamento que escutou 2006 pessoas de 16 anos ou mais, das 27 unidades federativas do país, 73% dos brasileiros costumam acompanhar o futebol.
Quase metade dos entrevistados (47%) acompanha pelo menos uma partida de futebol por semana. Dentro desse grupo, os comportamentos variam: 16% veem vários jogos ao longo da semana, 17% assistem a mais de um, e 14% limitam-se a apenas uma partida semanal.
Considerando o conjunto total da amostra, há ainda 5% que veem futebol quinzenalmente, 6% que assistem a um jogo por mês e 15% que o fazem apenas de forma esporádica. No agregado, 58% dos brasileiros assistem a pelo menos uma partida mensalmente. Apenas 2% não veem futebol em nenhuma frequência.

Torcedores acompanham ao jogo do Atlético-MG em São Paulo – Kaio Lakaio/Placar
Os hábitos mais regulares, acompanhamento semanal, aparecem principalmente entre homens (64%), jovens de 16 a 24 anos (56%), pessoas com renda superior a cinco salários mínimos (53%), moradores do Sudeste (51%), do Norte/Centro-Oeste (51%) e indivíduos que se autodeclaram pretos (52%).
Já entre os que não acompanham futebol, predominam mulheres (36%), moradores do Nordeste (34%), pessoas com mais de 60 anos (30%) e também o grupo de 41 a 59 anos (29%). Entre brancos, 29% não assistem; entre analfabetos ou pessoas que apenas sabem ler e escrever, essa proporção sobe para 41%.
Maiores torcidas
O levantamento mostra que o vínculo com o futebol vai além do hábito de assistir aos jogos: 78% dos entrevistados afirmam torcer por algum clube, enquanto 22% não declaram ter um time. Isso revela que mesmo parte das pessoas que não acompanham partidas, ou dizem não gostar do esporte, mantém alguma identificação com uma agremiação.
Entre os que se declaram torcedores, a proporção é maior entre homens (87%) do que entre mulheres (69%). O fenômeno também é mais comum entre jovens de 16 a 24 anos (83%) do que entre pessoas com mais de 60 anos (72%).







