Publicidade
Publicidade

Peru segura empate contra Colômbia e avança às quartas de final

Time comandado por Gareca conteve o ímpeto do adversário e agora enfrenta a Bolívia na próxima fase; Colômbia é eliminada com a vitória do Brasil sobre a Venezuela

Colômbia e Peru entraram em campo em Temuco, no Chile, pela rodada final do Grupo C da Copa América, com a necessidade de vencer para não depender do resultado do duelo entre Brasil e Venezuela. Mas o time peruano soube conter o ímpeto colombiano e resistir aos ataques desordenados no fim da partida, mantendo o 0 a 0 no placar, que garantiu a sua classificação. Já a Colômbia acabou sendo eliminada da competição com a vitória brasileira sobre a Venezuela horas depois.

Publicidade

A Colômbia deu mostras desde o início que queria definir a partida o mais rápido possível. Logo aos três minutos, Falcão Garcia obrigou o goleiro Gallese a fazer uma defesa incrível em chute da marca do pênalti, após escanteio da direita. Em outra jogada rápida, Armero recebeu de James e, de primeira, soltou uma bomba com a perna esquerda. A bola bateu na rede, só que pelo lado de fora.

Mas o ímpeto colombiano não durou muito tempo. O Peru conseguiu equilibrar o duelo e criou algumas chances de gol, com Guerrero e Pizarro. Aos 20 minutos, em dividida forte, o volante Valencia, que atua no Santos, sentiu o joelho esquerdo e saiu da partida com muitas dores. Após o lance, o duelo ficou mais violento, com muitas jogadas ríspidas de ambos os lados.

Publicidade

O Peru continuava pressionando a Colômbia pelas pontas, saindo da marcação que o time de Pekerman fazia pelo meio. Os principais astros colombianos, James Rodríguez, Falcao e Téo Gutierrez, em contrapartida, pouco fizeram na etapa inicial, que acabou sem alteração no placar.

Na volta para a etapa complementar, o Peru começou pressionando. Logo aos 5 minutos, Cueva puxou belo contra-ataque, avançou bem pelo campo de defesa da Colômbia e tocou na direita para Sánchez. O meia soltou a bomba e obrigou Ospina a fazer excelente defesa.

A Colômbia reagiu com Arias, que avançou pela esquerda após receber de James e cruzou na cabeça de Falcao. O camisa 9, em atuação muito apagada, errou o alvo e mandou sobre o gol peruano. Sem marcar na Copa América, Falcão foi substituído por Jackson Martínez aos 20 minutos da etapa final.

Publicidade

Com a alteração, os colombianos pressionaram mais os peruanos, e quase abriram o marcador com o atacante. James Rodríguez foi lançado na área e finalizou cruzado, rasteiro, para defesa parcial de Gallese. Jackson Martínez ficou com o rebote e quase marcou, mas foi travado ao tentar chutar.

Continua após a publicidade

Apesar da pressão, a Colômbia parava em seus próprios erros. Aos 38, em lance bizarro, Téo Gutiérrez tentou pegar de primeira fora da área, mas carimbou a bola em seu próprio companheiro James Rodríguez. As alterações de Pekerman não surtiram o efeito desejado e a Colômbia deixou o campo com sensação da derrota, apesar do empate sem gols.

Independente do resultado entre Brasil e Venezuela, o Peru vai encarar a Bolívia na próxima fase do torneio na quinta-feira.

Leia também:

Colômbia vence Brasil por 1 a 0 e Dunga perde a primeira após retorno

Sem encantar, Argentina vence e avança em 1º

Decisão sobre futuro de Neymar pode sair só segunda ou terça

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade

Publicidade