Publicidade
Publicidade

Paulo Pezzolano: quem é o técnico uruguaio que assume o Cruzeiro

Novo comandante foi anunciado pela gestão que adquiriu o clube mineiro para substituir Vanderlei Luxemburgo; ele já teve passagem pelo Brasil como jogador

Para um novo Cruzeiro, um novo treinador. O uruguaio Paulo Pezzolano, anunciado como substituto do demitido Vanderlei Luxemburgo para 2022, chega ao Brasil com uma carreira curta como técnico profissional e pouco conhecido pela torcida. Mas quem é esse ex-jogador de 38 anos e como foi sua trajetória até assumir o comando da Raposa?

Publicidade

Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca!

Paulo César Pezzolano Suárez foi um meia canhoto revelado pelo Rentistas em 2001 e que jogou a maior parte da carreira no próprio futebol uruguaio. Mas foi uma passagem pelo Brasil que se mostrou determinante para ele estar onde está hoje: entre 2005 e 2006, defendeu o Athletico-PR e conheceu o então zagueiro Paulo André, atual gestor de futebol do Cruzeiro neste momento em que o clube faz a transição para se tornar uma empresa.

Pouco depois de se aposentar como jogador em 2016, aos 33 anos, Pezzolano iniciou a carreira de treinador no Torque, clube uruguaio onde havia acabado de pendurar as chuteiras. Em seu primeiro ano de trabalho, 2017, foi campeão da segunda divisão e colocou a equipe na elite do Campeonato Uruguaio.

Publicidade
Pezzolano enquanto jogador do Liverpool-URU -
Pezzolano enquanto jogador do Liverpool-URU –

Logo depois da conquista, foi para o Liverpool de Montevidéu, onde faturou em 2019 o Torneo Intermedio — uma competição curta disputada entre o Apertura e o Clausura, os dois “turnos” do campeonato nacional. Depois de dois anos, foi treinar o Pachuca, do México, onde teve baixo aproveitamento em um clube que vivia mau momento. Saiu no ano passado.

Agora, surgiu a oportunidade de comandar o Cruzeiro, que vive um processo de intensa reformulação desde que o ex-jogador Ronaldo se tornou o sócio majoritário da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) na qual o clube está se transformando. O velho conhecido Paulo André foi figura central em sua contratação, aprovando seu nome após um processo seletivo.

Pezzolano, aliás, já havia passado perto de trabalhar com Paulo André em 2019. Na ocasião, o então executivo do Athletico-PR tentou levar o uruguaio para o Furacão, mas ele preferiu ir para o México treinar o Pachuca. Três anos depois, os caminhos se reencontraram.

Publicidade
Como técnico, comandando o Liverpool-URU -
Como técnico, comandando o Liverpool-URU –

Também pesou na escolha a visão que Ronaldo pretende para o estilo de jogo do Cruzeiro. “No diagnóstico que fiz com o Paulo André, ele chegou para mim e perguntou: ‘como você quer que seu time jogue?’. Eu disse: ‘quero que meu time jogue para frente, seja protagonista, tenha a posse de bola, faça muitos gols, sofra menos… que a torcida se divirta”, disse o novo dono da Raposa em entrevista ao podcast Flow.

É exatamente isso que Pezzolano promete entregar. Em seus trabalhos, o uruguaio prefere equipes em um sistema 4-3-3, com posse de bola, pressão na frente, saída de jogo curta com os zagueiros e atletas rápidos. Conseguirá fazer isso na prática? Depois de dois anos amargando a Série B e passando longe da briga pelo acesso, a esperança do cruzeirense é que o treinador, junto à nova gestão, recoloque o tetracampeão brasileiro no seu lugar — e se for jogando bonito, melhor ainda.

Ainda não assina Star+?! Clique aqui para se inscrever e ter acesso a jogos ao vivo, séries originais e programas exclusivos da ESPN!

Publicidade