Pablo Maia e Vitor Roque estão entre os cinco jovens mais prontos do mundo, diz estudo
Segundo o observatório do futebol CIES, volante do São Paulo é o terceiro do ranking, enquanto atacante do Athletico-PR o quinto; lista tem100 nomes
O volante Pablo Maia, do São Paulo, e o atacante Vitor Roque, do Athletico Paranaense, estão entre os cinco jogadores sub-21 mais preparados do mundo, segundo avaliação do Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES Football Observatory). Os jogadores brasileiros têm posições de destaque em um ranking com 100 jovens com maior capacidade de atuar em um time das cinco grandes ligas europeias.
Vale dizer que o ranking exclui atletas que já atuam em times da Espanha, Alemanha, Itália, Inglaterra e França. Ele foi elaborado com base no “capital de experiência” do observatório, que leva em conta estatísticas, tempo de jogo e nível de dificuldade enfrentado pelos atletas.
Maia ficou atrás apenas de António Silva, zagueiro do Benfica, de Portugal, e Georgiy Sudakov, meia do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. O quarto colocado é Maarten Vandevoordt, goleiro do Genk, da Bélgica, seguido por Vitor Roque, destaque do Furacão já negociado com o Barcelona.
De acordo com a pesquisa, o meio-campista tricolor tem valor estimado de 17,4 milhões de euros (92,2 milhões de reais) e 64,6 pontos de experiência, igualmente ao segundo colocado. Roque, de 18 anos, vale 53,5 milhões de euros (283,9 milhões de reais) e tem 63 pontos de experiência.
Titular do São Paulo, Pablo Maia tem 41 jogos na temporada, com três gols marcados e duas assistências. O maior destaque se dá nos desarmes, estatística na qual lidera entre os companheiros de clube no Campeonato Brasileiro, com média de 2,1 por jogo, segundo o site de estatíticas Sofascore.
Já negociado com o Barcelona, Vitor Roque é um dos principais nomes do futebol nacional. Cada vez mais presente nas escalações do Furacão, tem 20 gols e 7 assistências em 41 partidas. O centroavante tem média de um tento a cada 153 minutos jogados.
Além da dupla, outros quatro brasileiros também figuram na lista: o atacante Marcos Leonardo, do Santos, o lateral-direito Wesley França, do Flamengo, o meia Victor Hugo, do Flamengo, e o zagueiro Lucas Beraldo, do São Paulo.
Os 10 jogadores sub-21 mais prontos do mundo:
Lista completa*
1. António Silva – Benfica-POR
2. Georgiy Sudakov – Shakhtar Donetsk-UCR
3. Pablo Maia – São Paulo
4. Maarten Vardevoordt – Genk-BEL
5. Vitor Roque – Athletico-PR
6. Amar Dedic – RB Salzburg-AUS
7. Zeno Debast – Anderletch-BEL
8. Kenneth Taylor – Ajax-HOL
9. Gavin Bazunu – Southampton-ING
10. Juan Sforza – Newell’s Old Boys-ARG