Publicidade
Publicidade

Oscar no São Paulo? Relembre a disputa judicial e sua saída do Tricolor

Em fim de contrato na China, meia de 33 anos revelado por Cotia trocou o Tricolor Paulista pelo Internacional em 2010

O São Paulo já intensifica as buscar por reforços para 2025. Entre os nomes especulados, o de Oscar ganhou força após o treinador Luis Zubeldía admitir conversas, em coletiva de imprensa na última rodada do Campeonato Brasileiro.

Publicidade

Segundo o treinador, um outro jogador (não revelado) e o meia são “importantes” no mercado. Assim, o Tricolor já busca repatriar o atleta de 33 anos, ainda que seja consenso a necessidade de uma redução salarial, visto que ele ganhava cerca de 11 milhões de reais mensais pelo Shangai Port, da China.

Agora, já experiente e com passagem também por Chelsea, da Inglaterra, e seleção brasileira, a expectativa são-paulina é trazer Oscar para o clube em que foi formado. No entanto, sua saída do Morumbi, em 2010, não é lembrada com carinho pela torcida tricolor.

Publicidade

A revelação pelo São Paulo

Oscar chegou ao São Paulo, em 2004, nas categorias de base. Meia de bom passe e chegada ao ataque, rapidamente se tornou uma joia do Centro de Formação de Atletas de Cotia.

A expectativa em cima do garoto era sabida nos bastidores do clube. Assim, quando ele tinha apenas 15 anos, o clube o levou para uma viagem à Espanha. Três meses antes de voltar ao Brasil, pôde assinar um contrato profissional com o clube, já aos 16 anos.

Desse modo, o meio-campista, badalado à época, estreou no time principal em 2008, ano em que fez um jogo. Em 2009, foi a campo 13 vezes, com duas assistências anotadas, antes de entrar em uma batalha judicial com o São Paulo.

Publicidade

A conturbada saída de Oscar

Oscar acionou a justiça alegando que foi coagido a assinar contrato com o clube antes de completar 16 anos. Ele também contestou a validade do acordo renovado em setembro de 2008, que previa vínculo de cinco anos, contrariando as normas da Fifa sobre duração máxima de contratos para atletas jovens.

O jogador ainda denunciou atrasos no pagamento de salários e depósitos de FGTS desde a renovação do contrato. Dessa maneira, após longa novela, com reviravoltas, a causa foi ganha pelo atleta.

Com isso, em junho de 2010, Oscar trocou o São Paulo pelo Internacional. Curiosamente, a concretização da negociação aconteceu pouco mais de um mês antes do embate entre os dois times na semifinal da Libertadores daquele ano, vencida pelo Colorado.

As disputas, por outro lado, não acabaram e o São Paulo chegou a ter vitória judicial, em 2012. Mas Oscar rapidamente chegou a conseguir um recurso, voltando à equipe gaúcha. O imbróglio foi encerrado em maio daquele ano, quando o Inter pagou 15 milhões de reais ao Tricolor.

Oscar no Internacional

Apesar de conviver com o fantasma dos problemas nos tribunais com o seu clube formador, o garoto brilhou no Internacional. Em 2011, entre seus 19 e 20 anos de idade, fez 44 jogos, marcou 13 gols e deu cinco assistências.

Em outubro daquele ano, Oscar foi capa de PLACAR. À época, a reportagem destacou que o garoto que brilhava no Beira-Rio já estava na mira do Barcelona.

Contudo, o destino do meia foi outro. Em julho de 2012, o Internacional negociou a promessa do futebol nacional com o Chelsea, por 25 milhões de libras (equivalente a 79 milhões de reais à época).

Xavi dos Pampas: Oscar em capa de PLACAR durante passagem pelo Inter
Xavi dos Pampas: Oscar em capa de PLACAR durante passagem pelo Inter
Publicidade