Publicidade
Publicidade

O adeus à lenda italiana Cesare Maldini (1932-2016)

O zagueiro foi um dos maiores jogadores da história da equipe italiana do Milan e pai de outra lenda milanesa, Paolo Maldin; Também se destacou como técnico em duas Copas do Mundo

Nascido na cidade italiana de Trieste em 5 de fevereiro de 1932, Cesare Maldini começou no futebol na equipe local do Triestina em 1952. Zagueiro alto e seguro, após duas temporadas foi contratado pelo Milan, onde começou a ‘dinastia Maldini’ junto ao clube Rossonero.

Publicidade

Foram 455 jogos em 12 anos e quatro títulos italianos nas temporadas de 1954/55, 1956/57, 1958/59 e 1961/62. O ápice de sua carreira, no entanto, aconteceria em 1963, quando como capitão da equipe conquistou o título de campeão da Taça da Europa, a atual Champions League, em uma final épica realizada no estádio de Wembley, em Londres. A equipe italiana venceu o então campeão Benfica do genial Eusébio por 2 a 1. Essa foi a primeira conquista milanesa na história da competição e a credenciou para disputar a final do Mundial Interclubes frente ao Santos de Pelé. Maldini atuou nas três partidas contra a equipe brasileira. Na última delas, teve papel decisivo.

Segundo o próprio atacante santista Almir escreveu em sua autobiogra a Eu e o Futebol, ao ver que Maldini levantara o pé para cortar um lançamento dentro da área italiana, resolveu meter a cabeça na chuteira do zagueiro, para levar um chute. Dito e feito. O árbitro argentino Juan Regis Brozzi não teve dúvidas e marcou pênalti.

Publicidade

Enlouquecido pela marcação, Maldini partiu para cima do juiz e foi expulso. Saiu de campo apenas após a intervenção de policiais, ainda assim depois de muita discussão. A seguir, Dalmo bateu a cobrança que deu a vitória, por 1 a 0, e o título mundial ao alvinegro da Vila Belmiro.

 Após atuar por uma temporada no Torino, em 1966/67, abandonou os gramados. Pouco depois passou a fazer parte de algumas comissões técnicas, inclusive na Copa do Mundo de 1982, quando foi campeão mundial.

A seguir assumiu o cargo de técnico, encarregando-se da Squadra Azzurra que participou da Copa do Mundo de 1998, quando foi eliminada nas quartas de final pela futura campeã, a França. Em 2002, novamente foi para uma Copa do Mundo, como técnico do Paraguai. Cesare Maldini faleceu em Milão no último dia 3 de abril.

Publicidade
Continua após a publicidade

Publicidade