Português é o favorito ao segundo prêmio consecutivo, mas goleiro alemão está bem cotado. Quatro vezes vencedor, argentino corre por fora
Os indicados de 2014
Bola de Ouro
Cristiano Ronaldo (Portugal/Real Madridl)
Lionel Messi (Argentina/Barcelona)
Manuel Neuer (Alemanha/Bayern)
Melhor do ano (futebol feminino)
Abby Wambach (Estados Unidos/NY Flash)
Marta (Brasil/Rosengard)
Nadine Kessler (Alemanha)
Melhor treinador (masculino)
Carlo Ancelotti (Real Madrid)
Diego Simeone (Atlético de Madri)
Joachim Löw (Alemanha/Wolfsburg)
Melhor treinador feminino
Ralf Kellermann (Wolfsburg)
Maren Meinert (Alemanha sub-20)
Norio Sasaki (Japão)
Puskás (gol mais bonito)
James Rodríguez (Colômbia x Uruguai)
Robin Van Persie (Holanda x Espanha)
Stephanie Roche (Pearmount United x Wexford Youths)
A Fifa anuncia nesta segunda-feira, às 15h30 (de Brasília), o nome do melhor jogador do mundo de 2014, em cerimônia realizada na sede da entidade, em Zurique, na Suíça. O último vencedor, o português Cristiano Ronaldo, e o maior ganhador do prêmio, o argentino Lionel Messi, voltam a se enfrentar, desta vez com a companhia do goleiro alemão Manuel Neuer, que mantém a tradição de sempre haver entre os finalistas um representante da seleção campeã mundial. Entre as mulheres, a brasileira Marta está mais uma vez na disputa.
Leia também:
Revista elege Cristiano o melhor de 2014. Neymar passa longe
Uefa elege os 11 melhores de 2014. Sem brasileiros
Neuer vê Bola de Ouro distante: ‘Não poso de cuecas’
Campeão em 2009, 2010, 2011 e 2012, Messi não chega como favorito desta vez. Apesar de ter sido eleito o melhor jogador da Copa do Mundo (em decisão contestada até mesmo pelo presidente da Fifa Joseph Blatter e pelo compatriota Diego Maradona), o atacante do Barcelona viveu uma temporada de altos e baixos e sem nenhum título conquistado.
Já Cristiano Ronaldo, que foi eleito o melhor do mundo em 2008 e 2013, teve participação bem mais discreta na Copa do Mundo, mas brilhou nas outras competições. No Brasil, ele marcou apenas um gol e não conseguiu evitar a eliminação de Portugal ainda na primeira fase do Mundial. Em contrapartida, com a camisa do Real Madrid, o português conquistou a Liga dos Campeões da Europa e o Mundial de Clubes, além da Supercopa Europeia e da Copa do Rei da Espanha. Com isso, Cristiano Ronaldo chega como favorito e pode se igualar a dois craques históricos. Caso vença novamente, o jogador de 29 anos empatará com o brasileiro Ronaldo e o francês Zinedine Zidane, que também conquistaram o prêmio três vezes cada um.
Quem aparece como “intruso” na briga entre os astros de Barcelona e Real Madrid é Manuel Neuer, que pode ser o primeiro goleiro a conquistar a honraria da Fifa. A outra vez em que um jogador da posição foi indicado foi em 2002, quando o também alemão Oliver Kahn perdeu para Ronaldo. Desde que a Fifa começou a escolher o melhor do mundo, só um jogador do sistema defensivo ganhou o troféu: o zagueiro italiano Fabio Cannavaro, em 2006, depois de ter sido campeão do mundo pela Itália. Neuer, de 28 anos, também tem como trunfo ter levantado a taça da Copa.
A única vez em que o troféu de melhor jogador não ficou com um campeão do mundo foi em 2010, quando Messi desbancou os espanhóis Iniesta e Xavi. Além da Copa do Mundo, Neuer também conquistou o Campeonato Alemão e a Copa da Alemanha pelo Bayern de Munique. Seu estilo de jogo diferenciado – atua adiantado, muitas vezes jogando como líbero – também o credenciam a disputar o prêmio. Em caso de vitória, Neuer acabará com um longo jejum da Alemanha, já que desde 1991, quando Lothar Matthaus foi eleito, o país não tem um campeão na premiação.
Enquanto a Alemanha tem a esperança de voltar a vencer, o Brasil está fora da disputa mais uma vez entre os homens. A última edição com um brasileiro entre os finalistas teve a vitória de Kaká, em 2007. Desde então, nenhum jogador do país pentacampeão chegou entre os três primeiros. Nesta temporada, Neymar apareceu entre os 23 indicados, mas não avançou entre os três que efetivamente têm chance e já avisou que não comparecerá à cerimônia.
Já entre as mulheres, Marta mais uma vez brilha para tentar ficar com o prêmio. Vencedora da disputa em cinco temporadas, a jogadora do Rosengard, da Suécia, concorre desta vez com a alemã Nadine Kessler e a norte-americana Abby Wambach. Entre os treinadores, Carlo Ancelotti, do Real Madrid, e Diego Simeone, do rival Atlético, brigam com o campeão mundial com a Alemanha, Joachim Löw. O colombiano James Rodrígues, o holandês Robin Van Persie e a irlandesa Stephanie Roche brigam pelo prêmio de Puskas, dado ao autor do gol mais bonito do ano.
A Fifa elege o melhor jogador de cada temporada desde 1991. Em 2010 houve a fusão do prêmio da entidade máxima do futebol com a Bola de Ouro, tradicional homenagem promovida pela revista francesa France Football. Capitães e treinadores de seleções e jornalistas participam da votação, que leva agora o nome dado pela publicação europeia.
(Com Gazeta Press)