Publicidade
Publicidade

‘Não há racismo no futebol’, diz técnico da seleção espanhola

Segundo Vicente del Bosque, o país não é racista, apesar de ‘fatos pontuais’

O técnico da seleção espanhola, Vicente del Bosque, falou nesta terça-feira na Espanha sobre o caso envolvendo o brasileiro Daniel Alves e a banana atirada por um torcedor do Villarreal contra o lateral do Barcelona – que comeu a fruta. Del Bosque tratou o incidente como um “fato isolado”. “Quero pensar que são fatos isolados. Acho que não há racismo no futebol. Há pessoas que utilizam o futebol para fazer esse tipo de coisa.” O treinador não acredita que o episódio possa trazer efeitos negativos aos atuais campeões durante a Copa no Brasil e defendeu a Espanha de acusações de racismo.

Publicidade

Leia também:

Com bananas, personalidades apoiam Daniel e Neymar

‘Somos todos macacos’, diz Neymar

Alvo de racismo na Espanha, Daniel Alves come banana jogada por torcedor

Continua após a publicidade

No último domingo, Daniel Alves ajudou o Barcelona a bater o Villarreal por 3 a 2 e respondeu a um ato racista de forma inusitada: pegou uma banana atirada no campo e a comeu, antes de cobrar um escanteio. A atitude do brasileiro causou enorme repercussão, recebeu o apoio de muitas personalidades em todo o planeta e desencadeou a campanha intitulada “Somos Todos Macacos” – que já havia sido idealizada por uma agência publicitária, em parceria com Neymar, colega de Daniel Alves no Barcelona.

What @DaniAlvesD2 tolerated last night is an outrage. We must fight all forms of discrimination united. Will be zero tolerance at #WorldCup.

Publicidade

– Joseph S Blatter (@SeppBlatter) 28 abril 2014

Buena esa @DaniAlvesd2 todos somos iguales y hay q seguir dando la lucha contra el.racismo todo bien todo bien pic.twitter.com/9CfnT17Ikm

– Carlos Valderrama (@PibeValderramaP) 28 abril 2014

(Com agência Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade

Publicidade