Nada de ‘We Are One’. A música da Copa está na TV
Comerciais tomam o espaço deixado pelas trilhas sonoras fracas da Fifa
A Copa do Mundo no Brasil não tem nada parecido com a grudenta Waka Waka, música-sensação de 2010. A “oficial” deste ano – We Are One, com o trio Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte – passou longe do sucesso de Shakira há quatro anos. Nem a cantora colombiana conseguiu se superar com a nova La La La. No limbo deixado pelas candidatas a trilhas do Mundial começaram a se destacar as canções comerciais, criadas por patrocinadoras do evento ou da seleção brasileira.
Com a força extra da transmissão de TV, que promove uma repetição incansável a cada bloco de comercial – durante toda a programação, mas especialmente entre as partidas – as trilhas sonoras compradas acabaram adotadas pela torcida fora dos estádios. Chega a ser um desafio encontrar alguém que não esteja cantarolando uma delas, seja com hits já consagrados, como Glad You Came usado pelo Mc Donald’s, ou criações originais, a exemplo de Mostra Tua Força Brasil do Itaú.
“Música é sentimento, e nós queríamos emocionar, não só fazer festa”, contou ao site de VEJA Eduardo Tracanella, superintentende de Marketing Institucional do Itaú Unibanco. Ele foi um dos primeiros a ouvir a composição de Jair de Oliveira, com direção musical de Simoninha, nas vozes de Fernanda Takai e Paulo Miklos. Apaixonou-se. E não só ele: o clipe no Youtube tem mais de 17 milhões de visualizações, e a música soma mais de 350.000 downloads. “Quem decide qual vai ser o tema da Copa é a torcida. Não adianta impor”, comentou.
‘Mostra Tua Força Brasil’
Letra e melodia grudam na cabeça. E as batidas que remetem às de um coração levam Mostra Tua Força Brasil a atingir seu objetivo principal: emocionar. Nem precisava, mas a canção ainda reúne bons e populares nomes da música brasileira, como o titã Paulo Miklos e a ‘Pato Fu’ Fernanda Takai nos vocais. O sucesso foi tanto que o Itaú decidiu criar um novo comercial só com versões recebidas de torcedores anônimos e famosos, como Claudia Leitte e Luan Santana, todos cantando “Mostra tua força Brasil / E amarra o amor na chuteira / Que a garra da torcida inteira / Vai junto com você Brasil”.
https://youtube.com/watch?v=uqpw8R-vqD8%3Flist%3DUUcDdl8jO0ELNGZESkLbCDNg
‘Glad You Came’
Apostar em um hit já consagrado como ‘chiclete’ não é uma má ideia na falta de algo original. É o que o Mc Donald’s deve ter pensado ao escolher Glad You Came para trilha de seu comercial. O refrão que dá nome ao sucesso da boy band britânica The Wanted é repetido à exaustão em diferentes versões feitas para a TV: uma com imagens de voluntários da Fifa que orientam o público dentro e fora dos estádios e outra de torcedores de todo o mundo felizes e – claro – comendo o fast food mais conhecido do planeta. “Que bom que você veio” (em tradução livre) combinou perfeitamente em ambos os casos.
https://youtube.com/watch?v=csN6OBFJnA4
‘Copa de Todo Mundo’
A batida carnavalesca do Monobloco deu ainda mais gingado à Copa de Todo Mundo, cantada por Gaby Amarantos. O título pode parecer ufanista demais diante da dificuldade de se conseguir ingresso para uma partida qualquer, mas encaixa bem com o fato de a maioria esmagadora da população brasileira estar abraçando – e festejando – o maior evento do futebol, em casa ou na rua. O refrão “eu quero é gol”, seguido de um extenso e ritmado “ooooooo” pega fácil.
‘Somos Um Só’
Há muitos anos, o telespectador da Globo canta: “Eu sei que vou / Vou do jeito que eu sei / De gol em gol / Com direito a replay / Eu sei que vou / Com o coração batendo a mil / É taça na raça Brasil”. Combinou com o tetra, funcionou no penta e foi bem adaptada para o hexa. Para esta Copa, a música-tema da emissora, intitulada Coração Verde e Amarelo, ganhou uma versão e passou a ser chamada Somos Um Só. Mas no refrão grudento ninguém teve coragem de mexer. Para cantar, uma constelação pop de estrelas, que inclui Luan Santana, Sandy e Thiaguinho.
‘Por Enquanto’
A Brahma dispensou a letra na trilha de seu comercial – luxo ao qual você só pode se dar se a canção escolhida tem o peso de Por Enquanto. Quem conhece o sucesso nas vozes de Renato Russo e Cássia Eller não consegue ouvir a melodia que embala a viagem do caminhão da marca de cerveja sem emendar pelo menos o inconfundível “estamos indo de volta pra casa”.
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