Na era Premier League, temporada 2016/2017 será a primeira sem a presença do Aston Villa
Equipe já chegou ao topo da Europa e hoje segue o caminho de outros gigantes do futebol inglês
Pela primeira vez na história da era Premier League (se iniciou nos anos 90) teremos uma temporada sem o tradicionalíssimo Aston Villa . Na segunda divisão, a equipe lutará para subir, entretanto, o acesso não é garantia, visto que a Championship é talvez o campeonato mais equilibrado do mundo, com ao menos dez times brigando pelo acesso todo ano e com um grande equilíbrio financeiro.
Com a queda, o vencedor da Liga dos Campeões de 1982 apenas concretiza aquilo que já era esperado a ao menos 3 temporadas. O time, que perdeu seus destaques da última temporada para Manchester City e Liverpool, acabou não conseguindo montar um elenco suficientemente competitivo. O Villa tem nada menos do que sete títulos na primeira divisão inglesa, sendo o quinto colocado histórico no quesito, perdendo para Everton, Arsenal, Liverpool e o absoluto Manchester United.
Na segundona, a equipe reencontrará velhos conhecidos do passado, como o Leeds United e Nottingham Forest, dois outros grandes times ingleses que hoje não conseguem voltar a elite inglesa devido a enorme concorrência. A volta na próxima temporada é quase uma obrigação, no entanto, está longe de ser uma missão fácil como aqui no Brasil. No fim, resta esperar a próxima temporada para sabermos se o gigante se reerguerá ou se tornará um mero fantasma daquilo que foi em um passado não tão distante.