Publicidade
Publicidade

Marta fica fora da lista das melhores do mundo pela 1ª vez desde 2003

Atleta brasileira de 29 anos já venceu o prêmio cinco vezes

Eleita a melhor jogadora do mundo cinco vezes, a brasileira Marta não estará entre as três finalistas do prêmio pela primeira vez desde 2003. Nesta segunda-feira, a Fifa divulgou o resultado da votação inicial para a escolha da Bola de Ouro e indicou as dez atletas que mais se destacaram em 2015, sem a presença de Marta. As candidatas ao prêmio são as alemãs Nadine Angerer e Celia Sasic, a suíça Ramona Bachmann, a canadense Kadeisha Buchanan, as francesas Eugénie Le Sommer e Amandine Henry, a japonesa Aya Miyama, e as americanas Carli Lloyd, Megan Rapinoe e Hope Solo.

Publicidade

Cristiano Ronaldo ‘tieta’ Marta antes de jogo na Suécia

Marta, de 29 anos, venceu a Bola de Ouro da Fifa em todas suas edições entre 2006 e 2010. Ela ainda ficou quatro vezes com o segundo lugar (2005, 2011, 2012 e 2014) e duas vezes com o terceiro (2004 e 2013). Na última vez em que não foi finalista, estreou na eleição, em 2003, terminando na décima posição, quando ainda era menor de idade.

O desempenho decepcionante de Marta e da seleção brasileira, que não passou das oitavas de final do Mundial de Futebol Feminino, realizado no Canadá, influenciou na votação deste ano. Marta, que atua pelo Rosengard, da Suécia, marcou apenas um gol no Mundial, de pênalti.

Publicidade

O Brasil também não tem representantes na lista dos melhores treinadores do futebol. Concorrem ao prêmio Calle Barrling (Suécia sub-19), Colin Bell (Frankfurt), Farid Bensiti (PSG), Jill Ellis (seleção dos Estados Unidos), Laura Harvey (Seattle Reign), John Herman (Canadá), Gerard Prêcheur (Lyon), Mark Sampson (Inglaterra), Norio Sasaki (Japão) e Thomar Worle (Bayern de Munique). Nesta terça-feira, a Fifa divulga a lista dos candidatos ao prêmio entre os homens. A entrega das premiações está marcada para o dia 11 de janeiro, em Zurique.

(com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade

Publicidade