Publicidade
Publicidade

Marta é homenageada, Ederson e Vini Jr. premiados e Madruga fatura o Púskas

Rainha do Futebol vira nome de prêmio inédito e brasileiros se destacam na cerimônia do Fifa The Best 2023

Nesta segunda-feira, 15, os melhores jogadores do mundo do futebol foram premiados pela Fifa na cerimônia The Best 2023. Além de uma grande homenagem a Marta, Rainha do Futebol, o futebol brasileiro foi destaque com Ederson eleito o melhor goleiro e com Vini Jr. na escalação ideal da temporada. O meia Guilherme Madruga faturou o prêmio Púskas, de gol mais bonito.

Publicidade

Destaque do Real Madrid, Vinícius Júnior apareceu na seleção ideal da temporada 2022/23. O atacante anotou 20 gols e deu 18 assistências em 53 compromissos. O atacante, porém, se ausentou da cerimônia, pois estava na Arábia Saudita para disputa da Supercopa da Espanha.

A escalação foi formada por: Thibaut Courtois; Kyle Walker, John Stones, Rúben Dias; Bernardo Silva, Jude Bellingham, Kevin De Bruyne; Erling Haaland, Kylian Mbappé, Lionel Messi e Vinícius Júnior.

Publicidade

Outro brasileiro que subiu ao palco foi Ederson. O atleta do Manchester City ganhou o prêmio de melhor goleiro da temporada. O arqueiro da seleção brasileira conquistou a tríplice coroa com a equipe inglesa em 2023: Campeonato Inglês, League, FA Cup e Liga dos Campeões.

Além disso, o prêmio Puskas, que elege o gol mais bonito da temporada, também veio ao Brasil. O vencedor foi Guilherme Madruga, autor de um tento de bicicleta de fora da área, pelo Botafogo-SP. Nesta segunda-feira, o volante foi anunciado pelo Cuiabá.

A seleção brasileira ainda ganhou o prêmio fair play. A equipe foi reconhecida pela luta contra o racismo. Em amistoso no Estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona, na Espanha, o Brasil utilizou uma camisa preta na goleada de 4 a 1 sobre Guiné.

Publicidade

No palco, o Brasil foi representado por Cafú, Roberto Carlos, Júlio Cesar, Ronaldo, Belletti e Roque Júnior.

Mesmo sem faturar nenhum prêmio, a emoção da noite ficou com Marta. A Rainha do Futebol foi homenageada pela Fifa e, a partir da próxima edição, a brasileira virará nome da premiação. No “Prêmio Marta”, O troféu será entregue ao gol mais bonito do futebol feminino.

Em seu discurso, Marta destacou a luta pela igualdade de gênero em todas as frentes, não apenas no esporte ou futebol, e também deixou claro o desejo de integrar a seleção brasileira na disputa pelo ouro olímpico inédito em Paris.

Adeus aos ídolos

A Fifa aproveitou o The Best para homenagear alguns ídolos do futebol mundial que morreram recentemente. A entidade passou um vídeo exaltando o brasileiro Mário Lobo Zagallo, morto em 5 de janeiro de 2024, o alemão Franz Beckenbauer, morto em 7 de janeiro de 2024, e o inglês Bobby Charlton, morto em 21 de outubro de 2023.

Publicidade