Publicidade
Publicidade

Liga ameaça excluir Barcelona se Catalunha se separar da Espanha

Independência da região obrigaria Barcelona e Espanyol, os dois clubes catalães da primeira divisão, a deixar a liga

O presidente da liga que organiza o Campeonato Espanhol afirmou nesta terça-feira que o Barcelona e o Espanyol, os dois clubes catalães da primeira divisão, serão excluídos da competição se a região da Catalunha se separar do restante do país. O destino dos catalães será decidido pela população local em referendo marcado para 9 de novembro. “Se a Catalunha se tornar independente, levando em consideração a legislação esportiva da Espanha, o Barcelona não poderia participar da liga”, declarou Javier Tebas, presidente da Liga Nacional de Futebol Profissional.

Publicidade

Leia também:

Catalunha ignora veto e organiza referendo separatista

Messi e Neymar marcam e Barcelona retoma liderança

Dez clássicos inesquecíveis entre Real Madrid e Barcelona

Tebas afirmou, contudo, que não gostaria que o tradicional clube fosse removido da competição. “Eu não consigo imaginar o Espanhol sem o Barcelona. Da mesma forma, não consigo imaginar a Espanha sem a Catalunha. Mas, se o Barcelona não for excluído, como poderíamos chamar o torneio: o Campeonato Espanhol ou o Campeonato Ibérico?”

No entanto, a possibilidade de o Barcelona seguir na competição não seria um absurdo, caso a Catalunha obtenha a independência. O time poderia continuar no Espanhol por causa de um precedente na regra da liga espanhola. Atualmente, a entidade conta com a participação de Andorra, um dos menores países do mundo, entre Espanha e França. A permanência do Barcelona no Campeonato Espanhol dependeria, assim, de uma permissão especial a ser discutida pelo Parlamento.

Publicidade

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade

Publicidade