Equipe alvinegra pode garantir vaga já nesta quarta-feira contra o Danubio, no Itaquerão. Rival encara o San Lorenzo, em Buenos Aires, em clima de tensão
A rodada desta quarta-feira da Copa Libertadores será decisiva para dois clubes paulistas. Líder do Grupo 2 com nove pontos, o Corinthians recebe no Itaquerão o Danubio, do Uruguai, às 22h (de Brasília), e pode se garantir nas oitavas de final. Para isso, precisará vencer o último colocado da chave e torcer para que o São Paulo não perca para o San Lorenzo, em Buenos Aires, em partida tensa que terá início às 19h45. A equipe tricolor viajou à Argentina sob protestos de sua torcida, mas, caso consiga vencer o campeão da edição passada, dará um grande passo para a classificação – o São Paulo tem seis pontos, contra três do San Lorenzo.
Leia também:
Muricy assume culpa por crise no São Paulo
Libertadores: Cruzeiro vence na Venezuela e lidera grupo
São Paulo derrota San Lorenzo com gol no fim
Corinthians bate Danubio e encaminha classificação
O jogo desta noite será o centésimo do Corinthians na história da competição continental – soma 54 vitórias, 22 empates e 23 derrotas, com 177 gols marcados e 100 sofridos. Na expectativa de melhorar o retrospecto, o técnico Tite não poderá contar com o lateral Fábio Santos, o meia Danilo e o atacante Luciano, todos lesionados. Já o zagueiro Gil e o meio-campista Elias, convocados para defender a seleção brasileira nos amistosos contra França e Chile, retornam à equipe. O campeão uruguaio, por sua vez, terá cinco desfalques: expulso na derrota diante do São Paulo, Hamilton Pereira está suspenso, e Renzo Pozzi, Agustín Peña, Gonzalo Barreto e Marcelo Tabárez estão machucados.
Apesar da segunda posição do grupo, o São Paulo vive um ambiente conturbado em Buenos Aires. Após mais uma derrota em clássico – 3 a 0 para o Palmeiras – o time foi bastante contestado, sobretudo o técnico Muricy Ramalho e o meia Paulo Henrique Ganso. O treinador cogitou barrar o camisa 10 contra o San Lorenzo, mas voltou atrás. “Não posso abrir mão dos caras que são diferentes. O Ganso não fez algumas boas partidas, eu reconheço, mas este é um jogo onde a técnica vai fazer a diferença”.
Muricy, no entanto, fará mudanças na defesa. Os laterais Bruno e Carlinhos, que também não estão bem, serão substituídos por Hudson e Reinaldo. Luis Fabiano, lesionado, nem viajou, e o ataque são-paulino no Nuevo Gasómetro será formado por Alexandre Pato e Alan Kardec. Para o San Lorenzo, a partida é encarada como uma decisão. Uma nova derrota em casa – já perdeu por 1 a 0 para o Corinthians – deixaria a equipe em situação muito delicada, pois precisaria vencer suas duas últimas partidas, torcer para o São Paulo perder duas vezes, e ainda tirar a diferença no saldo de gols.
O time do papa Francisco chega confiante depois de assumir a liderança do Campeonato Argentino ao golear o Lanús por 4 a 0 no fim de semana. Os experientes Leandro Romagnoli e Mauro Matos são os destaques da equipe, que não terá o meia Néstor Ortigoza, com uma lesão na coxa. As outras equipes brasileiras – Atlético-MG, Cruzeiro e Inter – só jogam nas próximas semanas.
(da redação)