Haaland, Vini Jr., Gavi, Camavinga… a lista de lesionados da Data Fifa
Alto número de lesões de atletas durante jogos por seleções fez imprensa europeia ironizar chamando o período de "Vírus Fifa"
A Data Fifa de novembro trouxe infortúnios para clubes, em razão de lesões durante partidas entre seleções. Diversos jogadores de relevância nas maiores ligas do mundo enfrentaram problemas físicos, como Gavi, que sofreu grave lesão e deve perder toda a temporada europeia pelo Barcelona, e Vinicius Júnior, fora de ação no Real Madrid por problema em partida pelo Brasil.
Tendo em vista o número de contusões, a mídia europeia sarcasticamente passou a se referir ao período como “Vírus Fifa”. Em meio a isso, o futebol do Velho Continente passa pelo fim da primeira parte da temporada, já com a confirmação de ausências longas ou até duradouras.
A entidade indeniza em cerca de 20 mil euros (106,3 mil reais) por dia os clubes que ficam mais de um mês com algum jogador ausente por lesões ocorridas no período. O valor máximo pode chegar até 7,5 milhões de euros (39,8 milhões de reais) por atleta.
Confira quem se lesionou nesta data Fifa:
Vinicius Júnior
Durante partida das Eliminatórias contra a Colômbia, Vinicius Junior, atacante do Real Madrid, sofreu uma lesão no bíceps femoral da perna esquerda, com envolvimento do tendão distal. Sentindo dores musculares, o jogador deixou o campo ainda no primeiro tempo. Assim, é previsto que Vinicius Júnior fique fora do clube espanhol por aproximadamente dois meses e meio.
Gavi
Na vitória da Espanha sobre a Geórgia por 3 a 1 nas Eliminatórias da Eurocopa, Gavi, de 19 anos, sofreu grave lesão. Ao tentar dominar a bola, sentiu o joelho direito, solicitou substituição imediata e dirigiu-se ao vestiário. Exames realizados pelo Barcelona confirmaram uma ruptura completa do ligamento cruzado anterior do joelho direito, juntamente com uma lesão no menisco lateral. A gravidade da lesão requer cirurgia, que pode exigir meses de recuperação.
Haaland
Em vitória da Noruega por 2 a 0 sobre as Ilhas Faroe, Erling Haaland sofreu uma lesão no tornozelo, entrando apenas no segundo tempo. De acordo com o jornalista Fabrizio Romano, a lesão não é grave, e o centroavante não deve desfalcar o Manchester City no próximo fim de semana.
Ter Stegen
Antes mesmo de entrar em campo, o goleiro do Barcelona abandonou os treinos com a seleção alemã. A dor nas costas que causou o afastamento, contudo, não é grave, segundo o Marca, da Espanha.
Camavinga
O jogador do Real Madrid tornou-se mais um desfalque ao torcer o joelho direito durante um treino da seleção francesa. A lesão foi resultado de uma pancada em uma disputa de bola com Dembélé. Com isso, o atleta é mais um da lista de jogadores desfalques no clube espanhol. De acordo com informações da imprensa espanhola, espera-se que Camavinga fique fora de ação por aproximadamente dois meses.
Zaire-Emery
A joia promessa estreou pela França marcando um gol na goleada por 14 a 0 sobre Gibraltar nas Eliminatórias da Eurocopa, mas também sofreu grave lesão. O meia de 17 anos torceu o tornozelo direito após uma entrada de Ethan Santos e, de acordo com a imprensa francesa, é provável que ele não participe de mais jogos pelo Paris Saint-Germain em 2023.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.