Publicidade
Publicidade

Gabigol consegue efeito suspensivo e pode voltar a atuar pelo Flamengo

Clube anunciou a decisão na manhã desta terça-feira, 30, por meio das redes sociais; atacante estava suspenso por tentativa de fraude no exame antidoping

O Flamengo anunciou na manhã desta terça-feira, 30, que Gabigol está liberado para voltar a atuar. A decisão veio após a defesa do jogador conseguir um efeito suspensivo por decisão unânime no caso em que havia sido suspenso por dois anos devido a uma tentativa de fraude em um exame antidoping.

Publicidade

A suspensão do atleta havia sido determinada pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), com duração o até 7 de abril de 2025. A acusação se referia à tentativa de fraude em um exame antidoping realizado em 8 de abril de 2023.

A pena já passou a ser contabilizada a partir da data a partir da coleta do exame, em 8 de abril de 2023, no Ninho do Urubu, antes da decisiva final do Campeonato Carioca daquele ano. Ou seja, o jogador ficaria supenso até 8 de abril de 2025, tendo cumprido já metade da punição imposta.

Publicidade

Com a obtenção do efeito suspensivo, Gabigol pode retornar imediatamente aos gramados. Nesta temporada, o atacante vive momento de baixa e tem apenas dois gols nas oito partidas que fez.

Em tom de comemoração, o jogador publicou um vídeo em que corre com a camisa do Flamengo. Em seus stories do Instagram, também postou imagens treinando.

Pedro x Gabigol: o abismo em números entre os rivais por vaga na era Tite

Sem entrar em campo desde fevereiro, o ídolo rubro-negro se envolveu na polêmica justamente quando Pedro, seu concorrente direto por vaga, ganhou espaço com Tite. Agora, inscrito nas principais competições, pode tentar recuperar o prestígio.

Publicidade

Entenda o caso

TJD-AD acusava o camisa 10 rubro-negro de ter atrapalhado a coleta do exame na ocasião. O caso foi enquadrado no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem: “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”.

Segundo as denúncias, Gabigol teria feito os profissionais esperarem mais do que o previsto, e ainda teria agito com desrespeito com eles. Os demais atletas do Flamengo teriam feito o teste antes do treinamento.

Os relatos ainda apontam que o jogador foi almoçar após o compromisso na Gávea e voltou depois para realizar o exame sem avisar aos profissionais que ali estavam.

Dias depois, o Flamengo acabaria goleado pelo Fluminense por 4 a 1 e ficaria com o vice da competição. Gabriel Barbosa foi titular na partida e acabou substituído por Everton Ribeiro no intervalo.

Recentemente, outro caso marcante de doping agitou o futebol internacional envolvendo o meio-campista francês Paul Pogba, da Juventus, suspenso por quatro anos após testar positivo para testosterona sintética, uma substância proibida pela Agência Mundial Antidoping (WADA). O jogador recorre da decisão.

Pogba, de 30 anos, tem sequência da carreira em risco - Isabella Bonotto/AFP
Pogba, de 30 anos, tem sequência da carreira em risco – Isabella Bonotto/AFP

A suspensão preventiva de Pogba teve início em setembro do ano passado, após o teste positivo confirmado numa contraprova realizada em outubro. O jogador de 30 anos ficará banido do futebol durante o período julgado.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade