Publicidade
Publicidade

Futebol feminino: seleção de Pia Sundhage encerra 2019 invicta

Equipe goleou o México por 4 a 0, com dois gols de Cristiane, em Araraquara

A seleção brasileira de futebol feminino se despediu com mais uma vitória da temporada 2019. Neste domingo, 15, o time comandado pela técnica sueca Pia Sundhage superou outra vez o México, agora por 4 a 0, diante de 5.384 torcedores na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara (SP). Com isso, a nova treinadora encerrou seu primeiro ano de trabalho no Brasil com seis vitórias e dois empates em oito jogos.

Publicidade

Na última quinta-feira, 12, o Brasil aplicou 6 a 0 nas mesmas rivais, na Arena Corinthians, em São Paulo. Para o novo compromisso, Pia promoveu quatro entradas no time titular: da goleira Luciana, da lateral-direita Isabella, da zagueira Kathleen e da atacante Chú nos lugares de Lelê, Fabi Simões, Bruna Benites e Duda, respectivamente.

Pressionando a saída de bola e sufocando desde o início o México, o Brasil marcou o primeiro aos 9 minutos, quando Bia avançou pela esquerda e cruzou na pequena área para Cristiane, que se antecipou a goleira Itzel González e mandou para as redes.

Publicidade

As brasileiras diminuíram o ritmo, mas seguiam no campo de ataque. Aos 26, após falta cometida em Luana próxima à meia-lua, Debinha bateu no ângulo esquerdo e ampliou. O terceiro saiu aos 40, em contra-ataque puxado por Debinha, que envolveu Bia e Isabella. A lateral cruzou e Cristiane, de cabeça, marcou o segundo dela na noite.

No segundo tempo, Pia aproveitou para mexer na equipe. Saíram Tamires, Debinha, Cristiane, Andressinha, Chú e Isabella para as entradas de Bruna Calderan, Millene, Gabi Zanotti, Aline Milene, Victória Albuquerque e Giovanna, respectivamente.

Com muitas alterações, inclusive do lado mexicano, o jogo perdeu intensidade. O Brasil fechou o placar quando Aline Milene escapou da marcação dentro da área e tocou para Victória Albuquerque chutar de bico, no canto de González.

Publicidade

A vitória foi a sexta sob comando de Pia, que ainda não perdeu em oito jogos dirigindo a seleção (a equipe foi superada duas vezes em disputas de pênaltis, por Chile e China, em torneios amistosos, mas o resultado oficial das partidas foi o empate). Foram 24 gols marcados e só dois sofridos, com 42 jogadoras convocadas e 38 testadas no período.

A seleção só volta a jogar em 2020, quando disputará a Olimpíada de Tóquio, no Japão. Antes, terá pela frente três datas-Fifa, com dois jogos em cada, como preparação para a competição em solo asiático. Os rivais e locais das partidas ainda não foram anunciados.

Continua após a publicidade

Publicidade