Publicidade
Publicidade

Ferreirinha, do São Paulo, é segundo melhor driblador do mundo, diz estudo

Atacante do Tricolor Paulista ficou atrás apenas de Mohammed Kudus, do West Ham, e superou nomes como Yamal, Wirtz e Vini Jr. Soteldo, do Grêmio, é top 5

Ferreirinha, atacante do São Paulo, foi apontado como o segundo melhor driblador do mundo na atualidade, em estudo do observatório de futebol CIES. Com 90,2 pontos, o jogador do Tricolor Paulista fica atrás apenas de Mohammed Kudus, do West Ham, que atingiu 92,6 pontos.

Publicidade

Além de superar nomes como Estêvão, do Palmeiras, Lamine Yamal, do Barcelona, e Vinicius Júnior, do Real Madrid (todos esses fora do top-10 global), ele ainda é líder em um recorte da pesquisa. Quando as cinco principais ligas europeias não são consideradas, o brasileiro assume a ponta.

O levantamento do CIES é elaborado a partir da frequência de dribles bem-sucedidos dos jogadores, com ajustes pela taxa de sucesso. As informações são fornecidas pela plataforma Wyscout, que analisou os 60 principais campeonatos nacionais do mundo, até dia 8 de outubro.

Publicidade

Para um drible ser considerado bem-sucedido, é necessário que o jogador mantenha a posse de bola, se aproxime do gol adversário ou sofra falta após o lance. Somente atletas com no mínimo 360 minutos jogados na temporada são elegíveis para o ranking.

Além de Ferreirinha, outros nomes do futebol brasileiro aparecem entre os melhores dribladores. No ranking apenas considerando atletas de clubes fora das principais ligas europeias, Danilo Gomes, do Albirex Niigata, do Japão, é o quinto colocado – e sexto na lista geral.

O venezuelano Yeferson Soteldo, do Grêmio, terminou como o quarto melhor do mundo. Além dele, o argentino Tomás Cuello, do Athletico Paranaense, também representa o Brasileirão, como o sexto do ranking geral.

Publicidade

Os melhores dribladores do mundo

  1. Mohammed Kudus (West Ham) – 92,6
  2. Ferreirinha (São Paulo) – 90,2
  3. Taha Ali (Malmo) – 88,0
  4. Yeferson Soteldo (Grêmio) – 87,7
  5. Iliman Ndiaye (Everton) – 87,3
  6. Tomás Cuello (Athletico-PR) – 87,2
  7. Danilo Gomes (Alberex Niigata) – 86,9
  8. Mohamed El Khaloui (JS Soualem) – 86,9
  9. Nuno Tavares (Lazio) – 86,8
  10. Kvicha Kvaratskhelia (Napoli) – 86,5

Publicidade