Publicidade
Publicidade

Cruzeiro: Ronaldo critica Conselho e confirma aporte inicial menor da SAF

Valor imediato de investimento é de 50 milhões de reais; futuramente, seriam aplicados mais 350 milhões gerados por receitas ou aporte direto

Nesta quinta-feira, 17, Ronaldo Fenômeno divulgou uma carta aberta ao torcedor do Cruzeiro e interessados, com o objetivo de esclarecer os valores envolvidos na compra de 90% das ações da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do clube, que incluem os centros de treinamento Toca da Raposa I e II como garantia da transação. O ex-jogador reiterou que os 400 milhões de reais que haviam sido anunciados como investimento no clube não serão aplicados à vista, e criticou conselheiros que divulgaram valores do contrato.

Publicidade

Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca!

De acordo com a carta, o valor inicial a ser aplicado é de 50 milhões de reais. Futuramente, por meio de investimentos diretos ou incremento de receitas, outros 350 milhões de reais serão injetados. A carta cita ainda o valor total das dívidas do clube nas esferas civil, trabalhista e desportiva, que somadas chegam à casa dos 700 milhões de reais.

Além disso, Ronaldo ressalta que a nota assinada pela Mesa Diretora do Conselho, na noite desta quarta-feira, 16, – que divulga valores inclusos nas cláusulas do contrato – “distorce a realidade dos termos firmados na carta vinculante”. Ele diz acreditar em um “trabalho silencioso, sem dar publicidade a pontos contratuais, em respeito às cláusulas de confidenciais que devem ser respeitadas”.

Publicidade

Leia a carta na íntegra:

Em 18 de dezembro de 2021, Ronaldo assinou com a diretoria do Cruzeiro uma intenção de compra de 90% das ações da SAF, com proposta de investimento de 400 milhões de reais. Após o acordo, um prazo de 120 dias foi estipulado para que ações internas pudessem ser executadas antes da assinatura definitiva do contrato. Desde então, a Raposa vem realizando mudanças em vários setores do clube.

Em um acordo até 2032, o grupo de Ronaldo assumiria a dívida tributária do Cruzeiro em parcelas, e em troca teria a transferência dos centros de treinamento à SAF. Em contrapartida, a Mesa Diretora do Conselho Deliberativo da associação civil questionou, em nota, alguns pontos acordados entre Sérgio Santos Rodrigues, presidente do Cruzeiro, e Ronaldo, por intermédio da XP Investimentos, argumentando que a transação não favorece o clube. A XP, por sua vez, emitiu um comunicado afirmando que a proposta de Ronaldo era a mais sustentável.

Para que as mudanças propostas sejam colocadas em vigor, será necessária uma votação em Assembleia Geral do clube, que ainda não tem data certa para ocorrer.

Publicidade

Ainda não assina Star+?! Clique aqui para se inscrever e ter acesso a jogos ao vivo, séries originais e programas exclusivos da ESPN!

Publicidade