Veja como serão divididas as vagas por pré-Libertadores e fase de grupos
Discutiu-se muito o fato de a Copa Libertadores repetir a Liga dos Campeões e ter uma final em jogo único. Contudo, nesta terça (4), a entidade confirmou que o torneio de 2017 terá duas finais.
“A ideia de uma final única é organizar uma grande festa para celebrar o futebol e fazer dela um elemento integrador da América do Sul. Do ponto de vista esportivo, uma praça predefinida tem o atrativo de oferecer um campo de jogo neutro para os finalistas, conservando o elemento surpresa, já que sempre existe a possibilidade de uma equipe da casa chegar à final”, afirmou o presidente da entidade, Alejandro Domínguez, em defesa da final única.
Também estão quase definidas quais vagas serão diretas e quais virão pela pré-Libertadores. A tendência de entes deve ser mantida. Cada país terá duas vagas diretas na fase de grupos, com exceção de Brasil e Argentina, que terão quatro. Além disso, o atual campeão do torneio e da Sul-americana entram já na fase de grupos, somando 28 equipes.
Na pré-Libertadores, 16 equipes disputam quatro vagas em dois mata-matas. O Brasil terá três representantes nesta fase. Argentina, Colômbia e Chile terão dois representantes. Já os outros sete países terão um representante cada.