Publicidade
Publicidade

Confiando em reeleição, Blatter usa analogia para dizer que é determinado

Às vésperas da confirmação de seu sexto mandato, o presidente da Fifa se compara a um cabrito montês e diz que “não pode ser parado”

O suíço Joseph Blatter, que tem 79 anos e está há 17 na presidência da Federação Internacional de Futebol, mostrou-se muito confiante para obter sua quinta reeleição seguida no pleito da próxima sexta 29, a ser realizado em Zurique. Concorrendo apenas com Ali Bin Al Hussein, príncipe da Jordânia, o mandatário da Fifa se comparou a um cabrito montês, animal típico dos alpes de seu país, para dizer que é “teimoso e determinado” a se manter no cargo.

Publicidade

“Eu sou como um cabrito montês. Só continuo indo, indo e indo. Não posso ser parado”, brincou Blatter em entrevista publicada neste domingo no jornal Neue Zürcher Zeitung. A estimativa é de que a grande maioria das 209 federações filiadas à Fifa serão favoráveis a Blatter, entre elas a Confederação Brasileira de Futebol, cujo presidente, Marco Polo Del Nero, declarou apoio irrestrito ao atual mandatário suíço.

Nem a aliança do ex-jogador Luis Figo e do presidente da Federação Holandesa, Michael van Praag, que decidiram abrir mão do pleito para apoiar o príncipe jordaniano, deve ser capaz de fazer frente à supremacia de Blatter no cenário futebolístico internacional. Primeiro substituto de João Havelange na entidade, o suíço se encaminha para mais quatro anos decisões e determinações.

Publicidade

Caixinha – De acordo com o jornalista Jamil Chade, o dirigente de federação que viajar à Suíça terá direito a uma pequena quantia para poder gastar com despesas pessoais enquanto estiverem no evento. Por dirigente, a Fifa vai dar 1 000 dólares em dinheiro assim que o cartola pisar em Zurique. Isso, claro, sem contar com hotel e transporte. Segundo a entidade, diante da dificuldade de fazer a transferência por banco a cada uma das 209 federações, o dinheiro será distribuído em espécie, em envelopes. Por federação, além do presidente, outros dois cartolas poderão receber o dinheiro.

(com Gazeta Press e Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade

Publicidade