O futebol brasileiro, renomeado por produzir atletas fenomenais, tem enfrentado desafios no que diz respeito à exportação de seus técnicos. A trajetória de muitos treinadores brasileiros no exterior é frequentemente ofuscada por uma percepção histórica de que seus métodos e táticas não se alinham às exigências do futebol europeu. Contudo, essa perspectiva está começando a mudar com o surgimento de novos nomes no cenário.

Entre esses nomes, destaca-se Filipe Luís, ex-jogador de renome e agora treinador do Flamengo. Sua transição dos campos para a área técnica tem chamado atenção pela abordagem inovadora e adaptável, que atraiu elogios e reconhecimento de figuras influentes no futebol, como o diretor técnico do Flamengo, José Boto. Boto destaca a capacidade de Filipe Luís em ultrapassar paradigmas e trazer uma abordagem moderna ao time carioca.

“Eu normalmente não me engano com treinadores. Ele vai ser um técnico top mundial, talvez o treinador que vai mudar a imagem do técnico brasileiro. Acredito que vai ser ele. O Filipe tem uma característica que, para mim, é fundamental para ser um treinador de alto nível, que todos que chegaram a esse alto nível têm: perceber que tudo aquilo que ele fez no futebol vale muito pouco para o que ele virá a fazer”, disse em entrevista à CNN.