Com a vitória de virada, Fabio Fognini enfrenta neste domingo o espanhol David Ferrer, na final do torneio
O italiano Fabio Fognini surpreendeu, derrotou o espanhol Rafael Nadal de virada por 2 sets a 1, na noite de sábado, e fará a final do Rio Open contra o também espanhol David Ferrer a partir das 17 horas deste domingo. Fognini quase levou um “pneu” no primeiro set, quando perdeu por 6/1, mas teve recuperação surpreendente nos dois sets seguintes e fechou a partida em 1/6, 6/2 e 7/5.
“Estou feliz, porque ganhei do melhor do mundo no saibro”, vibrou Fognini. “Mas vou ter que correr muito para ganhar do Ferrer.”
Nadal creditou ao cansaço e ao “bom jogo” de Fognini sua derrota na semifinal do Rio Open. O espanhol, que em um dos últimos lances da partida chegou a acusar dor na virilha, revelou que também sentiu câimbras pelo corpo a partir do segundo set.
“Fiz um bom primeiro set, mas me falta continuidade. Tenho tido bons e maus momentos, inclusive fisicamente”, disse Nadal. “Não me encontrei bem a partir do segundo set. Senti câimbras pelo corpo, algo que me surpreendeu, porque nunca tinha tido isso. No fim Fognini jogou bem, foi melhor e mereceu a vitória.”
Terceiro colocado no ranking mundial – posto que deve perder nos próximos dias -, Nadal saiu derrotado pela primeira vez em cinco confrontos com o italiano, 28º colocado no ranking da ATP.
Atual campeão e cabeça de chave número 1 do Rio Open, Nadal impôs seu ritmo com facilidade no primeiro set. Chegou a estar vencendo por 5 a 0, mas Fognini evitou um “pneu” do espanhol, que acabou fechando em 6/1.
Já no segundo set deu quase tudo errado para Nadal. Fognini confirmou seu serviço e venceu o primeiro game. Na sequência, Nadal fez o mesmo. No terceiro game o espanhol quebrou o serviço do italiano, e no quarto Fognini devolveu a quebra, empatando o set em 2 a 2. A partir daí, confiante e contando com gritos de apoio da torcida, o italiano quebrou o serviço de Nadal mais duas vezes, venceu os quatro games seguintes e fechou o set em 6/2, levando a partida para o terceiro e decisivo set.
O set de desempate foi o mais emocionante e equilibrado. Os tenistas confirmaram seus serviços nos onze primeiros games, deixando a partida em 6 a 5 para Fognini. No 12º game, o italiano conseguiu três match points e fechou o jogo em um lance sensacional, que mereceu a reverência do próprio Nadal. Foi a primeira derrota do espanhol em solo brasileiro.
(Com Estadão Conteúdo)