Publicidade
Publicidade

CBF estuda Brasileirão só com jogos no final de semana

No meio de semana, as datas estariam reservados para outros campeonatos

A CBF está programando para 2017 uma reformulação considerável do calendário do futebol brasileiro. Segundo informações obtidas pelo canal SporTV, as medidas, ainda em estudo, têm por objetivo equilibrar o calendário das diferentes competições, deixando as datas menos apertadas para os jogadores.

Publicidade

O Campeonato Brasileiro, por exemplo, começaria a partir de abril, com jogos apenas no fim de semana – com isso, o torneio seria mais longo do que o modelo atual. No meio de semana, os dias estariam reservados para outros campeonatos, como a Copa Sul-Americana, Libertadores, Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Copa Verde e a recém-criada Copa Sul-Minas-Rio, conhecida também como Primeira Liga.

Para isso acontecer, os estaduais seriam reduzidos. De acordo com o canal esportivo, já há um pré-acordo para diminuir o número de partidas do Campeonato Carioca, que atualmente ocupa 18 datas do primeiro semestre. Dentre os principais campeonatos regionais do país, o Paulista é o mais longo, com 19 datas. O Gaúcho tem 17, e o Mineiro, 15.

Publicidade

Outra alteração prevista para o ano que vem é a pausa nas datas Fifa durante o Campeonato Brasileiro, o que beneficiaria os clubes brasileiros, já que eles não precisariam jogar partidas sem seus principais jogadores convocados pelas seleções nacionais.

LEIA TAMBÉM:

Governo exige responsabilidade fiscal de clubes e agrada Bom Senso

Continua após a publicidade

Sem investidores, futebol brasileiro terá que se reinventar

Rogério Ceni ataca CBF e alfineta presidente Dilma

Reclamação antiga – O Bom Senso F.C, movimento liderado por jogadores e ex-jogadores para reivindicar mudanças no futebol brasileiro, já bate nessa tecla desde sua criação, em setembro de 2013. Diversas reuniões com a CBF foram marcadas, mas nenhuma solução foi encontrada desde então.

(Da redação)

Continua após a publicidade

Publicidade